METODOLOGIAS ATIVAS NA UFC: ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA
Abstract
O projeto intitulado “Metodologias ativas na UFC: Estratégias para promoção da autonomia de aprendizes de língua inglesa”, tem como objetivo o estudo, planejamento e aplicação de estratégias de ensino que envolvam as metodologias ativas na Casa de Cultura Britânica, por meio de ações de promoção do conhecimento entre alunos e professores que buscam inserir as TDICs em suas aulas. Para atingir este objetivo, uma curadoria de recursos digitais educacionais está sendo desenvolvida pelos bolsistas, que realizam a busca de materiais digitais para ensino e aprendizagem de língua estrangeira. A metodologia consiste em, primeiramente, uma busca digital por novos recursos de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Após a exploração feita nas plataformas da internet, é realizada uma seleção daquelas ferramentas que podem ser utilizadas em aulas. Posteriormente, os bolsistas dispõem de um tempo para pesquisar e testar, com maior nível de aprofundamento, as ferramentas que selecionaram e ficaram responsáveis. As descobertas feitas acerca dos recursos digitais são expostas em relatórios individuais, nos quais os recursos e suas funcionalidades são apresentados em reuniões quinzenais. Dessa maneira, as ferramentas digitais permitem que os aprendizes tornem-se sujeitos essenciais na construção do conhecimento, principalmente aquelas que disponibilizam testes de nível e que registram o progresso dos usuários. Vale salientar que o papel do professor continua sendo fundamental nesta metodologia, pois este é responsável por selecionar os materiais mais adequados, atentando-se para as diferentes realidades socioeducacionais. Além do seu importante papel de observador, visando encontrar no cotidiano dos alunos dispositivos aos quais estejam habituados e que possuam potencial pedagógico.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Rocha de Sousa, M., Beatriz Araújo da Silva, M., Teixeira, J. dos S., & Morais Ribeiro da Silva, C. (2022). METODOLOGIAS ATIVAS NA UFC: ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1036. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85791
Issue
Section
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.