METODOLOGIAS ATIVAS NA UFC: ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA

Authors

  • Marilia Rocha de Sousa
  • Maria Beatriz Araújo da Silva
  • Jefferson dos Santos Teixeira
  • Carolina Morais Ribeiro da Silva

Abstract

O projeto intitulado “Metodologias ativas na UFC: Estratégias para promoção da autonomia de aprendizes de língua inglesa”, tem como objetivo o estudo, planejamento e aplicação de estratégias de ensino que envolvam as metodologias ativas na Casa de Cultura Britânica, por meio de ações de promoção do conhecimento entre alunos e professores que buscam inserir as TDICs em suas aulas. Para atingir este objetivo, uma curadoria de recursos digitais educacionais está sendo desenvolvida pelos bolsistas, que realizam a busca de materiais digitais para ensino e aprendizagem de língua estrangeira. A metodologia consiste em, primeiramente, uma busca digital por novos recursos de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Após a exploração feita nas plataformas da internet, é realizada uma seleção daquelas ferramentas que podem ser utilizadas em aulas. Posteriormente, os bolsistas dispõem de um tempo para pesquisar e testar, com maior nível de aprofundamento, as ferramentas que selecionaram e ficaram responsáveis. As descobertas feitas acerca dos recursos digitais são expostas em relatórios individuais, nos quais os recursos e suas funcionalidades são apresentados em reuniões quinzenais. Dessa maneira, as ferramentas digitais permitem que os aprendizes tornem-se sujeitos essenciais na construção do conhecimento, principalmente aquelas que disponibilizam testes de nível e que registram o progresso dos usuários. Vale salientar que o papel do professor continua sendo fundamental nesta metodologia, pois este é responsável por selecionar os materiais mais adequados, atentando-se para as diferentes realidades socioeducacionais. Além do seu importante papel de observador, visando encontrar no cotidiano dos alunos dispositivos aos quais estejam habituados e que possuam potencial pedagógico.

Downloads

Published

2022-01-01

How to Cite

Rocha de Sousa, M., Beatriz Araújo da Silva, M., Teixeira, J. dos S., & Morais Ribeiro da Silva, C. (2022). METODOLOGIAS ATIVAS NA UFC: ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1036. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85791

Issue

Section

VII Encontro de Iniciação Acadêmica