A IMPORTÂNCIA DE UM LUGAR SEGURO PARA DEBATER SOBRE SEXUALIDADE NA UNIVERSIDADE: VIVÊNCIAS DO GRUPO GELES DO PET PEDAGOGIA UFC

Authors

  • Lana Gisella Rocha de Almeida
  • Suyane Lima de Carvalho
  • Jose Gerardo Vasconcelos

Abstract

O presente resumo busca discutir acerca da importância do debate sobre sexualidade na universidade, visando às relações desenvolvidas pelos participantes do Grupo de Estudos de Linguagem e Educação Sexual do Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará durante o primeiro semestre de 2022. Assim, esta pesquisa analisa os depoimentos dos participantes do referido grupo, que foram coletados por meio de um formulário eletrônico. O objetivo deste trabalho é examinar o impacto das discussões desenvolvidas ao longo do semestre, partindo das vivências dos estudantes, das suas opiniões e ressalvas a respeito da temática estudada no grupo e sobre como esse espaço de diálogo colabora para a mudança social. Com isso, os resultados revelaram que 85% dos membros afirmaram não ter nenhum receio ao entrar para o grupo de estudos, ou seja, a maioria dos participantes do grupo não possuía entraves para participar de um grupo voltado para estudos com temáticas como Feminismo, Racismo e movimento LGBTQIA+. Ademais, 100% dos participantes alegaram que os encontros foram muito importantes, uma vez que tiveram a oportunidade de debater sobre assuntos pouco discutidos em sala de aula. Portanto, depreende-se, com isso, que o debate sobre temáticas voltadas para o ensino de educação sexual é de vital importância, haja vista que ajuda a compreender melhor assuntos acerca do corpo e a impor os limites necessários.

Downloads

Published

2022-01-01

How to Cite

Gisella Rocha de Almeida, L., Lima de Carvalho, S., & Gerardo Vasconcelos, J. (2022). A IMPORTÂNCIA DE UM LUGAR SEGURO PARA DEBATER SOBRE SEXUALIDADE NA UNIVERSIDADE: VIVÊNCIAS DO GRUPO GELES DO PET PEDAGOGIA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1241. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85998

Issue

Section

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial