OFICINA DE MELIPONICULTURA: CONHECENDO ABELHAS NATIVAS DO CEARÁ.

Authors

  • Antonia Karine Mesquita Fernandes
  • Emanuel Magalhães da Costa
  • Iago Sousa Vila Nova
  • Mirelysia Meireles Moura
  • Thiago Araújo Costa
  • Rosilene Oliveira Mesquita

Abstract

A meliponicultura é uma área de suma relevância para a formação do Engenheiro Agrônomo,por estar intimamente ligada com a preservação ambiental por meio da manutenção do equilíbrio dos ecossistemas em que as abelhas nativas estão presentes, como também pelo viés econômico da prática. As melíponas cumprem um papel fundamental na polinização das plantas nativas,cultivadas ou não, contribuindo para a formação de sementes e perpetuação dessas espécies. Além disso, o mel oriundo das abelhas meliponas atinge alto valor agregado, sendo mais que o dobro obtido com o produto proveniente da apicultura. A atividade foi destinada para membros do grupo PET Agronomia, devido a quantidade de pessoas que o meliponário poderia receber. A oficina ocorreu no Meliponário Tuíra, localizado em Eusébio-CE, sendo conduzido pelo meliponicultor Douglas Uchoa. Foi realizada no dia 28 de maio e teve início com uma breve apresentação sobre as características gerais das abelhas sem-ferrão, importância ecológica, finalidades de produção e instalação de um meliponário. Em seguida, conduziu o grupo à criação em si, onde ensinou na prática a como revisar e multiplicar uma colmeia, observar problemas e resolvê-los. Tal procedimento foi aplicado a duas espécies: jandaíra e canudo, sendo possível também degustar o mel retirado. Em seguida, apresentou outras espécies presentes no meliponário e nos proporcionou a visualização destas, assim como, de suas colmeias e características comportamentais. Um quiz referente à meliponicultura foi publicado nas redes sociais do PET, de forma a compartilhar os conhecimentos adquiridos naquela manhã. A atividade teve impacto positivo nos participantes, pois todos consideraram o conteúdo abordado na oficina “relevante” ou “muito relevante”. Além disso, 83,3% dos bolsistas avaliaram o dia de campo como “excelente” e 16,6% como “muito bom” sendo possível afirmar que a atividade cumpriu seu objetivo e conseguiu agregar conhecimento prático e teórico para o grupo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-01-01

Issue

Section

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial