DISCUSSÃO DE ESTRATÉGIAS DE MODELAGEM COMPUTACIONAL PELO MEF A PARTIR DE FALHA EM ESTRUTURA PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
Abstract
O presente trabalho discute estratégias de modelagem computacional pelo Método dos Elementos Finitos (MEF) a partir de um equipamento do tipo Spreader projetado pela empresa cearense “LineShip Engenharia” e que falhou estaticamente em serviço, evento causado, em primeira instância, por um erro no modelo computacional desenvolvido a partir do MEF, associado à condição de restrição da estrutura e à linearidade do modelo computacional. A partir do pacote comercial ANSYS, foram criados oito modelos que representam a variação entre a linearidade do modelo estrutural e o tipo de restrição da estrutura, considerando um modelo linear, não linear por material e geometricamente não linear e uma restrição do tipo suporte fixo ou junta fixa. O comportamento mecânico desses modelos foi avaliado por meio das análises modal e estrutural estática. Com os métodos aplicados, foi possível verificar uma diferença expressiva no comportamento mecânico dos modelos desenvolvidos, constatada a partir de uma análise de falha estática com uso da teoria da energia de distorção de von Mises-Hencky, na qual foram destacados, ainda, os tipos de falha característicos e os mecanismos de dano associados. Em conclusão, verificou-se que o modelo computacional originalmente desenvolvido não possuía uma descrição correta da rigidez da estrutura e de sua variação a partir da carga aplicada e dos consequentes deslocamentos, de modo que esta descrição pode ser aprimorada a partir dos aspectos discutidos no trabalho.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Goncalves Lima Neto, J., Paulo Correia Barbosa, J., & Bezerra, R. de A. (2022). DISCUSSÃO DE ESTRATÉGIAS DE MODELAGEM COMPUTACIONAL PELO MEF A PARTIR DE FALHA EM ESTRUTURA PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1527. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86289
Issue
Section
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.