IDENTIFICANDO OS POSSÍVEIS PARÂMETROS QUE ESTIMULAM O ENGAJAMENTO DOCENTE NOS FÓRUNS DA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS
Abstract
A Disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais é ofertada remotamente, para todos os estudantes de graduação, de qualquer curso presencial da Universidade Federal do Ceará. Composta de cinco temáticas que abordam filosofia da diferença, gênero, educação ambiental, desafios da contemporaneidade e direitos humanos. Cada temática é conduzida, de forma assíncrona, por um docente em um fórum específico do Solar. Além disso, seu processo metodológico e avaliativo consiste da participação nos fóruns em que a frequência e a nota são calculadas levando em consideração a qualidade e quantidade de postagens. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva identificar quais parâmetros proporcionaram um maior engajamento dos discentes com as temáticas envolvidas. A metodologia adotada foi organizada em quatro passos, sendo que no primeiro buscou-se identificar qual fórum possuía maior número de postagens. No segundo, identificou-se qual a temática do fórum. Já no terceiro, analisou-se a qualidade dos textos disponibilizados para cada fórum, observando a clareza textual e por fim, no quarto passo, buscou-se observar se o fórum com maior participação estava com sua temática em destaque nas redes, mídias televisionadas ou impressas. A referida metodologia foi aplicada na turma 6 do semestre 2022.1. Os resultados sinalizaram uma maior participação no fórum que aborda a temática sobre os direitos humanos como construção social, seguidos pelos fóruns Diferença como Qualidade do que é Diferente, Educação Ambiental, Papel e Identidade de Gênero, e Desafios da Contemporaneidade. Dessa forma, acredita-se que o fórum de direitos humanos se destacou e promoveu um maior engajamento dos discentes por ter sua temática fluída, pois nele, trata-se aspectos relacionados a gênero, respeito à diferença, bem como os desafios a serem enfrentados. Agradecemos o apoio concedido pela Pró-Reitoria de Graduação para a obtenção dos resultados.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Leite Peixoto, I. de A., Duarte Medeiros, M., & Costa De Souza, M. de F. (2022). IDENTIFICANDO OS POSSÍVEIS PARÂMETROS QUE ESTIMULAM O ENGAJAMENTO DOCENTE NOS FÓRUNS DA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1546. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86308
Issue
Section
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.