DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - CONCEITO, DIMENSÕES E RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SUA DISSEMINAÇÃO PARA A COMUNIDADE
Abstract
O conceito de Desenvolvimento Sustentável surge ao final do século XX, quando o ambientalista e presidente da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, Gro Harlem Brundtland, apresenta uma nova forma de pensar o crescimento econômico, passando a entender a sociedade e o meio ambiente como organismos interligados peças de um mesmo sistema aberto. Dessa forma, é possível compreender que os atos humanos influenciam e são influenciados pelo meio ambiente e que o desenvolvimento das gerações presentes não deve prejudicar o das gerações futuras. Mais recentemente, especificamente em 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) propôs uma agenda com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que engloba todas as dimensões da sustentabilidade (social, econômica, cultural, ambiental, institucional e política) e que para serem alcançados se faz necessária uma articulação entre os três setores; as comunidades locais; os acadêmicos e pesquisadores para o desenvolvimento de políticas públicas capazes de suprir as necessidades atuais da população e garantir a longevidade para as próximas gerações. À vista disso, o Grupo de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente- GEPEA, decidiu fortalecer os estudos sobre essa temática, instituindo um grupo de estudos intitulado: Grupo de Estudos Interdisciplinares em Sustentabilidade- GEIS. Este grupo tem como objetivo levar o debate acerca do desenvolvimento sustentável para a comunidade acadêmica, através de cine debate; reuniões semipresenciais quinzenalmente e produção de pesquisas relacionadas à temática, contribuindo para a desmistificação do conceito de sustentabilidade comumente restrito ao meio ambiente, e entendendo como políticas públicas podem contribuir para o alcance dos ODS.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Extensão
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.