O 2° SEMINÁRIO DOCOMOMO CEARÁ E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Authors

  • Maria Vitoria Vasconcelos Teixeira
  • Ricardo Alexandre Paiva

Abstract

O Núcleo DOCOMOMO Ceará promoveu o 2° Seminário de Documentação e Conservação do Movimento Moderno no Ceará, com o tema “Arquitetura Moderna no Ceará: Patrimônio em Crise, Patrimônio em Estudo, Patrimônio em Processo”. O evento reuniu estudantes, professores e profissionais, sob a justificativa de suscitar debates sobre o assunto e de incentivar a educação patrimonial, pois “a noção de patrimônio está atrelada à ideia de aprendizado, de conhecimento e, por conseguinte, de reconhecimento.” (PAIVA; BRAGA; NOGUEIRA, 2017, p. 658) O objetivo deste trabalho é destacar a importância do evento, que, ao relatar casos de degradação de obras, divulgar a significância de exemplares, e estimular discussões; expôs a situação da arquitetura moderna do Ceará, fomentou debates sobre o processo de documentação e conservação desse acervo e contribuiu para ampliar noções de instrução patrimonial. O seminário ocorreu em formato presencial no Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design - DAUD, entre 24 e 26 de agosto de 2022, tendo como público- -alvo professores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados no tema. Foram promovidas mesas redondas, palestras e sessões de apresentações de trabalhos, divididas nos eixos: patrimônio em crise, em estudo e em processo; para discutir ameaças à arquitetura moderna cearense, sua relevância histórica e a legitimidade em protegê-la. O evento congregou dezenas de participantes, de diversas instituições e estados do país, e contou com a presença de ilustres personalidades, como a arquiteta Nícia Bormann. Repercutiu no meio acadêmico e nas mídias sociais, corroborando, então, sua contribuição à educação patrimonial e ao salvaguardo da produção moderna do Ceará. Destarte, o 2º Seminário DOCOMOMO CE foi proveitoso e necessário para estimular o reconhecimento de obras de arquitetura moderna enquanto símbolos identitários de valor histórico, artístico e cultural, e, assim, gerar noções compatíveis com adequada instrução patrimonial

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Published

2022-01-01

Issue

Section

XXXI Encontro de Extensão