O BRINCAR NA CRIANÇA COM AUTISMO SOB A ÓTICA DA FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
INTRODUÇÃO: O brincar é essencial para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), potencializando as suas habilidades motoras e cognitivas. Destarte, o brincar é uma estratégia para estimular a interação social, além de otimizar os aspectos de atenção, concentração e intervir nos transtornos de processamento sensorial, comuns ao TEA. Diante disso, o Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (PADI), um projeto de extensão universitária da UFC, traz o projeto “Brincando na Sala de Espera” voltado para as crianças de 2 a 9 anos atendidas na Unidade V para o Transtorno do Espectro do Autismo do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, instituição privada de caráter filantrópico que atua nas áreas de intervenção precoce, habilitação e reabilitação. OBJETIVO: Este estudo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas no projeto Brincando na Sala de Espera e demonstrar a importância do brincar para a ativação de áreas de atenção, concentração, interação social, praxia, coordenação e motricidade fina. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, cujo público-alvo eram crianças com suspeita ou diagnóstico de autismo acompanhadas pelos cuidadores na sala de espera para o atendimento com a equipe multiprofissional. RESULTADO: As atividades do projeto foram realizadas na sala de espera da Unidade 5 do NUTEP com as crianças autistas. Foram utilizadas como recurso a areia mágica, massinha de modelar e brinquedos de encaixe. Observou-se mudanças comportamentais nas crianças, como a melhora nas interações, sobretudo habilidades na partilha dos brinquedos, além de desenvolverem um brincar funcional, pois as atividades lúdicas possibilitaram o estímulo às funções cognitivas e táteis. CONCLUSÃO: O projeto "Brincando na Sala de Espera" mostrou ser uma estratégia de intervenção para estimular o desenvolvimento de crianças com TEA, além de fortalecer o vínculo com os pais por meio do brincar para a criança autista.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Extensão
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.