A ARTE COMO POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DE VISÕES REIFICADAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract
A Educação Física tem, em seu fazer científico, um caráter de prática e estudo do corpo humano, dos fenômenos biopsicossociais e das questões ontológicas que cercam-no, de modo que se faz necessária a interligação de saberes na sistematização e resolução de suas problemáticas. É recorrente, na atuação dos profissionais mais tradicionais da Educação Física, visões de corpo que dentro dos saberes filosóficos correspondem a percepções mecanicistas e reducionistas, ou seja, olhares que enxergam por meio de máscaras conceituais que projetam na ideia de corpo humano qualidades quase sempre referenciadas as capacidades das máquinas: ferramentas de produção e reprodução dos meios de vida do sistema social vigente. Portanto, na formação profissional em Educação Física é importante possibilitar ir além deste olhar tradicional. O presente trabalho consiste na análise da produção autoral (artística) dos estudantes das cadeiras de Fundamentos Filosóficos da Educação Física, ofertadas nas graduações de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Ceará(UFC) ministradas pela Dra. Profa. Tatiana Passos Zylberberg durante período letivo de 2022.1. De forma central, nesta análise nos valeremos de artigos que sintetizam conceitos filosóficos contidos e/ou dissertados nas obras de Theodor Adorno e Georg Lukács como base para analisar as produções de cunho artístico apresentadas nos trabalhos finais (desenhos e pinturas). Mais do que compreender como e se o olhar sobre o corpo mudou ao decorrer da disciplina, o intuito deste trabalho é identificar se estas produções possibilitaram elaborar novas maneiras de pensar o pensamento, de sentir a aprendizagem e reconhecer a complexidade.Downloads
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Published
2022-01-01
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Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
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