A PIRÂMIDE DE APRENDIZAGEM DE GLASSER E A PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract
A pirâmide de aprendizagem teorizada pelo psiquiatra William Glasser descreve formas de aprendizagem e como elas podem ser relacionadas com métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Entre elas estão a aprendizagem por meio de leituras, da escuta, da observação, das discussões, da prática e da transferência do conhecimento. Ele classificou cada uma dessas metodologias por meio de suas respectivas eficácias e capacidade de assimilação de conteúdo pelos alunos. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a relação entre o aprendizado dos alunos e as estratégias metodológicas do ensino da disciplina de Psicologia da Aprendizagem Humana. Trata-se de um estudo transversal. Foi aplicado um questionário semi-estruturado, online, via GoogleDocs com estudantes que cursaram a disciplina desde 2018.2 até 2021.1 ministrada pela mesma professora. As perguntas foram: 1.Como você caracteriza sua aprendizagem na disciplina? 2.De acordo com as ferramentas e métodos utilizados na graduação, qual método mais se adequa ao seu estilo de aprendizagem?3.Durante a disciplina qual o método a professora utilizou que mais contribuiu para seu processo de aprendizagem? 4.Qual o método que menos contribuiu no processo de aprendizagem?. O questionário foi respondido por 22 alunos e foi possível concluir que os alunos na graduação de Educação Física aprendem de maneira bastante diversificada, havendo uma predominância de 54,5% dos alunos que preferem o método de “Conversar, Debater e Reproduzir”. Em contrapartida, 40,9% que desaprovam o método de “leitura” aplicado pela mesma. Com essa pesquisa fica claro que os métodos de fixação de conteúdo são múltiplos e devem ser explorados de acordo com a realidade de cada turma, cabendo ao professor a necessidade de conhecer seus alunos e suas preferências no início de cada semestre e, assim, adequar as diferentes metodologias para que o aprendizado seja fixado a longo prazo.Downloads
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Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
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