A PRODUÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS COMO ESTRATÉGIA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE ANATOMIA BUCOFACIAL
Abstract
Com o retorno das aulas presenciais, alguns avanços no ensino, decorrentes da adaptação durante a pandemia, não poderiam ser descartados. Assim, durante a disciplina de Anatomia Bucofacial, foi idealizado o Plantão Anatomia (PA), o qual se caracteriza como o primeiro projeto a desenvolver materiais audiovisuais utilizando as peças do laboratório de Anatomia do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceará. Dividido em aulas gravadas, aulas online e materiais em PDF, o PA apresentou 7 produções ao longo do semestre 2022.1, tabelando as peças ósseas, musculares, arteriais, nervosas e dentárias disponíveis para estudo. Ao final do semestre, o nível de satisfação dos estudantes com o material desenvolvido foi avaliado através de um formulário (Google Forms), contendo sete perguntas objetivas e uma subjetiva, que permitia a inserção de sugestões para o aprimoramento do projeto. Dessa forma, dos 32 alunos matriculados na disciplina, houve participação de 100% da turma. 37,5% dos estudantes utilizou todos os materiais produzidos pelo plantão ao longo do semestre para reforçar aprendizagem dos assuntos dados em sala de aula, apenas 9,4% utilizou um ou nenhum material. Destes, 66,5% justificou o não uso do material pela falta de tempo para estudar. Em relação a opinião sobre o PA, 50% dos estudantes julgou o material como essencial, 46,9% como um material complementar e apenas 3,1% como material para consultas. A classificação geral do PA alcançou 93,8% de satisfação, sendo que a modalidade preferida dos estudantes foi a de videoaula gravada (46,9%). Como sugestões, os estudantes citaram a inserção de questões e exercícios para melhor fixação do conhecimento acerca do assunto tratado durante o PA. Portanto, conclui-se que a elaboração do PA contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes da disciplina de Anatomia Bucofacial.Downloads
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Published
2022-01-01
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XXXI Encontro de Iniciação à Docência
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