CONHECIMENTOS EM SISTEMA ENDÓCRINO POR ACADÊMICOS DE MEDICINA NO INÍCIO DO MÓDULO DE ENDOCRINOLOGIA: PLANEJANDO A MONITORIA ACADÊMICA

Authors

  • Erivan de Olivindo Cavalcante
  • Catarina Brasil D'alva
  • Danielle de Souza Bessa
  • Manoel Ricardo Alves Martins

Abstract

Introdução: A adequação das atividades de monitoria às particularidades dos alunos que as experienciam é fator crucial para um efetivo processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a avaliação de conhecimentos prévios essenciais para a assimilação adequada dos conteúdos a serem ministrados se torna necessária, identificando déficits a serem corrigidos. Objetivo: Avaliar os conhecimentos prévios em sistema endócrino por acadêmicos de medicina que estão iniciando o módulo de endocrinologia. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal efetivado com acadêmicos de medicina iniciando o módulo de Endocrinologia no semestre 2022.2. Os dados foram coletados via Google Forms® através de 10 questões objetivas sobre sistema endócrino. Os resultados foram analisados por estatística descritiva, cujos conhecimentos foram categorizados com base no número de questões acertadas e classificados como conhecimento baixo (0-3,9 pontos), moderado (4-6,9 pontos) e alto (7-10 pontos), além de avaliados qualitativamente, identificando assuntos de maior déficit. Resultados: Dos 17 estudantes que responderam, 10 (59%) apresentaram conhecimento moderado, 5 (29%) exibiram conhecimento alto e 2 (12%) dos acadêmicos foram avaliados com baixo conhecimento. Dentre os assuntos, os que apresentaram menor taxa de acerto foram: regulação do eixo hipotálamo-hipófise (24%), ações da insulina no metabolismo (30%), eixo hipotálamo-hipófise-gonadal (35%) e o papel do glucagon na regulação metabólica (47%). Os demais temas apresentaram índices de acerto maior que 50%: fisiologia suprarrenal (53%), hormônios e regulação metabólica (53%), hormônios e locais de produção (71%), hormônios hipofisários (71%), mecanismo de feedback hormonal (77%), clínica da tireoide (100%). Conclusão: Apesar da maioria dos estudantes exibirem moderado conhecimento, alguns assuntos foram apontados por apresentar maior deficiência de conhecimento e devem ser abordados com maior atenção e detalhamento nas monitorias.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-01-01

Issue

Section

XXXI Encontro de Iniciação à Docência