GUIA DIGITAL COMO FERRAMENTA NO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE HEXÁPODES
Resumen
Os insetos constituem o grupo de animais dominante na Terra, sendo valiosos para a humanidade como, por exemplo, agentes polinizadores, estando presentes em todos os ambientes. Esse sucesso adaptativo está relacionado às características morfológicas e também com seu desenvolvimento. Os hexápodes alteram sua forma durante o seu desenvolvimento, mudando em tamanho e hábitos. São reconhecidos 4 tipos de desenvolvimento: Ametábolo, Paurometábolo, Hemimetábolo e Holometábolo, também chamado de metamorfose completa. Em determinado estágio do seu crescimento, geralmente como larvas, os insetos podem ser usados no controle de pragas e como indicadores de qualidade ambiental. Esse trabalho objetiva a produção de um guia digital para compreensão dos diferentes tipos de desenvolvimento pós-embrionário dos insetos e as diferenças entre eles, focando nos tipos Paurometábolo, Hemimetábolo e Holometábolo. Foram utilizadas fotos encontradas em sites e artigos sobre o desenvolvimento de uma espécie que representasse cada tipo, contendo ovo, ninfas, adulto e pupa para os holometábolos. Também foram incluídas informações sobre a importância ecológica e econômica das espécies escolhidas. A produção do guia foi realizada na plataforma Canva. É esperado, com a disponibilização do material, facilitar a identificação e diferenciação dos tipos de desenvolvimento nos insetos e ressaltar a importância desses animais para a humanidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.