MONITORIA EM REUMATOLOGIA NA FACULDADE DE MEDICINA: SUPORTE AO EXAME OSTEOARTICULAR DE MEMBROS SUPERIORES.
Abstract
A atuação do aluno monitor consiste em assistir bilateralmente professores e discentes por meio de atividades que visam integrar o conhecimento transmitido em sala de aula e em cenários de prática, possibilitando a formação de profissionais que detenham competências e habilidades bem estabelecidas. Objetivo: apresentar sob a ótica do monitor os desafios e as propostas de prática de ensino no módulo de Reumatologia para alunos do Curso de Medicina. Método: realização de reuniões online e presenciais com os professores-orientadores para alinhar as práticas dos monitores com os conhecimentos passados em sala de aula. Bem como foram realizadas atividades com os discentes por meio da utilização de metodologia teórico-prática, abordando diferentes síndromes reumatológicas e seguimentos articulares. Além disso, disponibilizamos de contato por meio do uso de rede social, numa perspectiva de complementar e sanar possíveis dúvidas. Resultados: Após o início do módulo de Reumatologia, optou-se por estabelecer diferentes momentos de atividades do aluno-monitor que corroborasse com o que já havia sido ministrado pelos docentes a fim de identificar as principais deficiências no exame físico osteoarticular, neste caso com o foco dos membros superiores, dada a insegurança apontada pelos discentes em realizar as manobras semiológicas desse tipo de exame físico; apesar dessa insegurança o principal desafio foi motivar os discentes a participar dos momentos organizados pelos monitores. Conclusão: a iniciação à docência tem sido um momento extremamente engrandecedor na minha caminhada universitária, pois possibilitou-me estar num lugar, mesmo que parcialmente, semelhante ao dos meus mestres dentro da academia, e notar o retorno por parte dos discentes que se engajam com os momentos de monitoria é reconfortante, seja com agradecimentos ou com congratulações pelas atividades. Participar ativamente do ensino de futuros profissionais da saúde é uma ferramente potente de motivação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.