MONITORIA EM REUMATOLOGIA NA FACULDADE DE MEDICINA: SUPORTE AO EXAME OSTEOARTICULAR DE MEMBROS SUPERIORES.

Authors

  • Vamberto Benicio de Oliveira Junior
  • Thierry Mendes Gomes
  • Patrícia Rolim Mendonça Lôbo
  • Kristopherson Lustosa Augusto

Abstract

A atuação do aluno monitor consiste em assistir bilateralmente professores e discentes por meio de atividades que visam integrar o conhecimento transmitido em sala de aula e em cenários de prática, possibilitando a formação de profissionais que detenham competências e habilidades bem estabelecidas. Objetivo: apresentar sob a ótica do monitor os desafios e as propostas de prática de ensino no módulo de Reumatologia para alunos do Curso de Medicina. Método: realização de reuniões online e presenciais com os professores-orientadores para alinhar as práticas dos monitores com os conhecimentos passados em sala de aula. Bem como foram realizadas atividades com os discentes por meio da utilização de metodologia teórico-prática, abordando diferentes síndromes reumatológicas e seguimentos articulares. Além disso, disponibilizamos de contato por meio do uso de rede social, numa perspectiva de complementar e sanar possíveis dúvidas. Resultados: Após o início do módulo de Reumatologia, optou-se por estabelecer diferentes momentos de atividades do aluno-monitor que corroborasse com o que já havia sido ministrado pelos docentes a fim de identificar as principais deficiências no exame físico osteoarticular, neste caso com o foco dos membros superiores, dada a insegurança apontada pelos discentes em realizar as manobras semiológicas desse tipo de exame físico; apesar dessa insegurança o principal desafio foi motivar os discentes a participar dos momentos organizados pelos monitores. Conclusão: a iniciação à docência tem sido um momento extremamente engrandecedor na minha caminhada universitária, pois possibilitou-me estar num lugar, mesmo que parcialmente, semelhante ao dos meus mestres dentro da academia, e notar o retorno por parte dos discentes que se engajam com os momentos de monitoria é reconfortante, seja com agradecimentos ou com congratulações pelas atividades. Participar ativamente do ensino de futuros profissionais da saúde é uma ferramente potente de motivação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-01-01

Issue

Section

XXXI Encontro de Iniciação à Docência