O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL INDIVIDUAL: DA PESSOA FÍSICA À PESSOA JURÍDICA
Abstract
Pesquisa sobre o funcionamento da atividade empresarial individual dentro do ordenamento jurídico brasileiro desde a promulgação do Código Civil, passando desde a utilização de pessoas físicas até a consolidação das Sociedades Limitadas Unipessoais (SLUs), utilizando-se como base de fundamento a pesquisa legislativa e a utilização de doutrinas jurídicas sobre o ramo do Direito Empresarial. Para tanto, apresenta-se como objetivo geral o estudo sobre esses institutos, bem como a demonstração de que o incremento da sociedade limitada unipessoal foi um importante passo para a efetivação dos direitos constitucionalmente resguardados de liberdade de trabalho e de livre-iniciativa. Em contrapartida, os objetivos específicos constituem-se em: (i) destacar a importância da proteção conferida por uma pessoa jurídica aos riscos da atividade empresarial; (ii) demonstrar como a utilização de sócios fantasmas era um mecanismo para burlar o regulamento civil sobre as sociedades; (iii) tecer comentários sobre a EIRELI, suas qualidades e críticas, e (iv) apresentar uma análise da sociedade limitada unipessoal, entendendo-a como um importante passo para a solução da problemática apresentada e desenvolvida ao longo do presente trabalho. A metodologia envolve a pesquisa bibliográfica, a partir de estudo de doutrinas que discutem o direito empresarial e, em especial, a realização da atividade empresarial por empresários individuais. Por fim, sua justificativa consiste na necessidade de um aprofundamento sobre esse tema tão relevante ao mundo dos negócios empresariais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.