O PÓS-MÉTODO APLICADO AO LLPSI

Authors

  • Felipe Araujo Carvalho
  • Roberto Arruda de Oliveira

Abstract

Há vários métodos para o ensino de línguas estrangeiras. Podemos citar, como exemplos, o método gramática-tradução, o método direto, o audiolingual, o método natural etc. Atualmente, contudo, há a defesa de um "pós-método", isto é, a defesa do uso de vários métodos de ensino de línguas estrangeiras dentro do estudo da língua estrangeira a ser estudada.Neste trabalho analisaremos a possibilidade de uso do pós-método dentro da utilização em sala de aula da série de livros didáticos de latim denominada "Lingua Latina per Se Illustrata" ( doravante denominada aqui de "LLPSI), que se baseia no método natural, o que significa que defende o ensino do latim totalmente em latim e os estudantes aprendem gramática de forma intuitiva, conforme naturalizam a língua. Para tanto, em primeiro lugar observaremos os vários documentos disponíveis na internet com o vocabulário do LLPSI, isto é documentos que contêm em línguas modernas os vocabulários para cada um dos volumes e "suplementa"(textos do LLPSI auxiliares aos dois volumes principais) do LLPSI; especialmente o "Vocabulário Latim-Português Baseado no Livro "Lingua Latina Per Se Illustrata-Familia Romana", que contém todas as palavras presentes no "Familia Romana", primeiro volume do LLPSI. Outrossim, será analisada a importância do estudo de conceitos gramaticais de forma não intuitiva, pois, uma vez que o latim é uma língua de casos, faz-se necessário explicações gramaticais mais elaboradas, mormente nos semestres iniciais do estudo do latim. Tanto a existência de um vocabulário com as explicações gramaticais dão maior segurança aos estudantes, pois sem eles o aluno não saberá ao certo os conceitos gramaticais e poderá esquecer as palavras vistas nos capítulos do método. O resultado esperado é a demonstração de uma maneira de utilizar o LLPSI que consideramos mais proveitosa e de acordo com o contexto do ensino do latim no Brasil.

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Published

2022-01-01

Issue

Section

XXXI Encontro de Iniciação à Docência