O QUE É ARTE? UMA INTERESSANTE DINÂMICA PARA REFLETIR E DEFINIR ARTE NA DISCIPLINA DE ARTE E EDUCAÇÃO DA FACED/UFC
Abstract
O que é Arte? Esta é a primeira pergunta feita pela Prof.a Dra. Luciane Goldberg, na disciplina de Arte e Educação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), questionamento que vem atrelado a um desafio que inquieta, causa curiosidade e potencializa diversas respostas, reflexões e polêmicas. Para definir o que é arte, é proposta uma dinâmica simples, que se constitui a partir de palavras-chaves relacionadas ao universo da arte divididas em cinco cores. Cada estudante recebe uma dessas palavras e os grupos são formados por cor, levando a turma a interagir com colegas fora dos seus grupos regulares. O desafio proposto é elaborar uma definição de Arte, de no máximo um parágrafo, com as palavras que cada um recebeu, que pode ser validada, negada ou até mesmo alterada, contanto que mantenha o significado. No primeiro momento surge um debate interno em cada grupo acerca do significado das palavras, momento em que debatem e se posicionam, até chegar a um consenso para a elaboração da definição. Após, as definições são apresentadas no grande grupo gerando um rico debate onde defendem seus pontos de vista, levando a acaloradas discussões mediadas pela professora, que incentiva e provoca novos olhares. Através do debate coletivo é possível refletir sobre alguns termos polêmicos, como a palavra “dom”, por exemplo, que foi rejeitada pelos estudantes como sendo indispensável para ser um artista, ou até outras questões como “Quem diz o que é Arte?”, “Se a Arte não é vista por ninguém, é Arte?”, que mostram o nível de envolvimento da turma com uma dinâmica tão despretensiosa e ao mesmo tempo incrível, a qual promove a integração de um grande e heterogêneo grupo gerando um debate onde cada um expõe seus questionamentos com subjetividade, criticidade, trazendo reflexões, exemplos vividos, defesa de seus posicionamentos a respeito do tema com respeito ao outro e aberturas para novas abordagens, culminando com novas definições e olhares sobre o que é Arte.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.