PRÁTICAS DE LABORATÓRIO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP)
Abstract
O método de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) baseia-se em torno de problemas reais e estimula o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem autônoma e de trabalho em equipe, satisfazendo uma formação que integre teoria e prática, como demandado na formação do Cientista Ambiental. O objetivo desse trabalho foi aplicar a ABP no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Poluição de Ambientes Aquáticos, especificamente no conteúdo prático-teórico de análises físico-químicas de laboratório de parâmetros de qualidade de água. Foi proposto aos alunos um problema simulado em que eles precisariam elaborar um laudo final que iria concluir qual a fonte poluidora que causou a mortandade repentina de peixes em um rio (corpo receptor). Inicialmente, o monitor da disciplina e o professor sintetizaram 4 diferentes amostras, a saber: duas amostras de efluentes industrias potencialmente poluidores; duas amostras de água do rio (antes e depois do lançamento dos efluentes industriais). Assim, os alunos da disciplina precisaram analisar diversos parâmetros de qualidade do efluente e da água do rio durante as aulas práticas de laboratório. Ao final, os alunos elaboraram um laudo técnico conclusivo, pelo qual seriam avaliados. Todas as práticas foram planejadas e elaboradas antes de cada aula, sendo testadas e preparadas previamente pelo professor e monitor da disciplina, e no decorrer da aplicação os alunos iam aprendendo e tirando suas dúvidas. Com essas práticas, concluímos que o método ABP foi eficaz no enriquecimento do conhecimento dos alunos. Foi possível que os alunos aprendessem a forma de analisar esses poluentes, comparar com as respectivas normas, saber o que cada um pode causar e principalmente entender como o órgão competente é acionado e atua em casos como esse.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.