PRÁTICAS DE LABORATÓRIO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP)

Authors

  • Jose Gabriel Barros Souza
  • Michael Barbosa Viana

Abstract

O método de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) baseia-se em torno de problemas reais e estimula o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem autônoma e de trabalho em equipe, satisfazendo uma formação que integre teoria e prática, como demandado na formação do Cientista Ambiental. O objetivo desse trabalho foi aplicar a ABP no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Poluição de Ambientes Aquáticos, especificamente no conteúdo prático-teórico de análises físico-químicas de laboratório de parâmetros de qualidade de água. Foi proposto aos alunos um problema simulado em que eles precisariam elaborar um laudo final que iria concluir qual a fonte poluidora que causou a mortandade repentina de peixes em um rio (corpo receptor). Inicialmente, o monitor da disciplina e o professor sintetizaram 4 diferentes amostras, a saber: duas amostras de efluentes industrias potencialmente poluidores; duas amostras de água do rio (antes e depois do lançamento dos efluentes industriais). Assim, os alunos da disciplina precisaram analisar diversos parâmetros de qualidade do efluente e da água do rio durante as aulas práticas de laboratório. Ao final, os alunos elaboraram um laudo técnico conclusivo, pelo qual seriam avaliados. Todas as práticas foram planejadas e elaboradas antes de cada aula, sendo testadas e preparadas previamente pelo professor e monitor da disciplina, e no decorrer da aplicação os alunos iam aprendendo e tirando suas dúvidas. Com essas práticas, concluímos que o método ABP foi eficaz no enriquecimento do conhecimento dos alunos. Foi possível que os alunos aprendessem a forma de analisar esses poluentes, comparar com as respectivas normas, saber o que cada um pode causar e principalmente entender como o órgão competente é acionado e atua em casos como esse.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-01-01

Issue

Section

XXXI Encontro de Iniciação à Docência