RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR DAS DISCIPLINAS DE ELETRÔNICA ANALÓGICA E ELETRÔNICA DE POTÊNCIA PÓS-PANDEMIA
Resumo
Em meados de março de 2020, a pandemia do coronavírus modificou completamente a dinâmica das aulas da Universidade Federal do Ceará. Diante dessa nova realidade, os docentes e monitores precisaram buscar apoio nas tecnologias para se adaptar ao novo contexto. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama comparativo dos métodos adotados durante o EAD e o retorno presencial nas disciplinas de Eletrônica Analógica e Eletrônica de Potência da graduação em Engenharia Elétrica. No decorrer das atividades acadêmicas, diversas ferramentas tecnológicas foram implementadas para o auxílio das aulas, a saber: aulas gravadas no Solar e no Youtube, Google Sala de Aula, Google Forms, e Google Meet. Em decorrência disso, como monitor das disciplinas, foram observados os desafios enfrentados pelos estudantes na realização das atividades virtuais e das práticas de laboratório. Para auxiliar os discentes, utilizou-se o Whatsapp e/ou Google Meet para a resolução de dúvidas referentes ao conteúdo explanado em sala de aula, bem como o acompanhamento presencial no laboratório. Como metodologia desta investigação, utilizamos um questionário no Google Forms para avaliar as ferramentas utilizadas nos dois momentos (EAD e Presencial), relatos dos alunos e considerações dos professores. Para sumarização dos resultados, serão elencados os principais fatores que contribuíram ou dificultaram a aprendizagem após o encerramento da pesquisa. Dessa forma, após a compilação dos dados, serão apresentados, por meio de pôster, os fatos achados relacionando as possíveis variáveis aos resultados. Por fim, expor-se-á o relato do aprendizado do monitor em relação ao acompanhamento dos discentes, às habilidades desenvolvidas e aos desafios encontrados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.