CAUSAS DE COR EM GEMAS E ELEMENTOS CROMÓFOROS EM DIAMANTES E CORÍNDONS
Abstract
Gemas são substâncias que devido a sua beleza, raridade e durabilidade são utilizadas como adorno. As gemas podem ser naturais, sintéticas, orgânicas e artificiais de acordo com a sua origem. A cor destes materiais é a característica mais importante da sua beleza e valorização comercial, cores vívidas, intensas e de tonalidade moderada são muito mais cobiçadas que as demais. Existem 7 fatores que ocasionam a cor nas gemas, cada matiz, tonalidade e saturação é o resultado da combinação de pelo menos 3 destes 7 fatores, são elas: os elementos presentes na estrutura cristalina, geralmente metais; o número de oxidação destes metais que quase sempre está entre 2+ e 4+; a quantidade destes elementos na estrutura do material, quantidades grandes podem gerar cores intensas como o vermelho e quantidades menores podem ocasionar uma cor mais fraca como o rosa, estes valores podem ser inferiores a 0,1%; a posição dos elementos dentro da cela unitária e do retículo cristalino; falhas e defeitos na estrutura cristalina; o tipo de ligação atômica; efeitos de luz e cor. A combinação destas 7 varáveis em cada uma das gemas existentes ocasiona a rica gama de cores existentes; importante salientar que o mesmo elemento podem ocasionar cores diferentes em diferentes ou nas mesmas gemas. Como por exemplo, o elemento nitrogênio que ocasiona todas as cores de diamantes; exceto o verde e o rosa que são ocasionados por uma falha na estrutura cristalina e a cor azul que é em razão do elemento boro. Para os coríndons a situação é diferente; a cor vermelha e a rosa é devido ao cromo, nas cores laranja e amarela o agente cromóforo é o titânio, já as cores azul, verde, lilás e roxo são ocasionadas pelo ferro. Utilizando os diamantes e coríndons como parâmetro de comparação, as suas cores e as suas causas são em razão das complexidades das suas estruturas cristalinas, que são únicas para cada mineral; o cromo que ocasiona as cores vermelha e rosa nos coríndons é a razão da cor verde em berilos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.