FUNGOS EMERGENTES CAUSADORES DE CERATITE FÚNGICA NO CEARÁ, BRASIL
Abstract
A ceratite fúngica é uma das principais causas de morbidade ocular e é considerada a segunda maior causa de cegueira em países em desenvolvimento. É responsável por 30% a 40% de casos de ceratite e caracterizada por ser uma infecção de difícil manejo. A infecção por organismos raros e emergentes deve ser considerada quando a terapia convencional falha ou a infecção corre um curso incomum. Além da dificuldade de identificação, variabilidade na resposta ao tratamento, a ausência de pontos de corte clínicos definidos complica o manejo de ceratites devido a esses fungos. O presente estudo relata três fungos raros causadores de ceratite fúngica. O cultivo do espécime clínico Neoscytallidium em meio ágar batata e Sabouraud Cloranfenicol foi realizado e após o período de 10 dias a 27°C, observou-se colônia de relevo apiculado, textura flocosa, coloração preto-acinzentado e reverso creme; hifas demáceas, septadas, artrocondiadas com conídios redondos ou alongados com e sem septos foram visualizados ao microscópio. O Scedosporium apresentou colônia apiculada, algodonosa, de coloração branco-acinzentada e reverso preto-acinzentado, microscopicamente observam-se hifas hialinas septadas e conídios unicelulares piriformes. O Fusarium apresentou colônia crateriforme, algodonosa, de coloração branca e reverso vermelho; na microscopia hifas hialinas septadas, macroconídios fusiformes e microconídios alongados foram observados. As culturas foram identificadas por meio do sequenciamento de genes ITS e TEF1-α, que revelou as espécies Neoscytallidium sp., Scedosporium apiospermum e Fusarium decemcellulare. A suscetibilidade ao voriconazol, natamicina e anfotericina B serão determinadas pela técnica de microdiluição em caldo (M38-A2, CLSI). O trabalho descreve pela primeira vez a existência de F. decemcellulare como agente causador de ceratite em seres humanos e revela a importância da pesquisa micológica para a definição da etiologia envolvida.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.