DESENHOS ESQUEMÁTICOS: UMA FERRAMENTA PROFÍCUA PARA O ENSINO DE ANATOMIA VEGETAL – RAIZ DE RICINUS COMMUNIS L.

Authors

  • Arthur Bruno da Silva Lima
  • Italo Antonio Cotta Coutinho

Abstract

O conhecimento da Anatomia dos mais variados tecidos e órgãos vegetais é de suma importância para profissionais que desenvolvem trabalhos e pesquisas atreladas ao desenvolvimento vegetal e áreas afins. Uma vez que a compreensão de estruturas anatômicas complexas se torna difícil, devido a dificuldade na observação de certos tipos de células e tecidos e da complexidade de determinados órgãos vegetais. O uso de desenhos esquemáticos no processo de formação profissional auxilia no aprendizado das lâminas observadas ao microscópio de luz. Desenhos esquemáticos trazem simbologias gráficas, como diagramas e setas, para a identificação de determinadas estruturas contidas no próprio desenho, como ferramentas para o processo de aprendizagem, sendo fundamentais no ensino de Anatomia Vegetal. Esses desenhos têm como objetivo atenuar as dificuldades encontradas pelos estudantes durante observações e atividades práticas em laboratório de microscopia. Para a esquematização, foi escolhido a secção transversal da raiz de Ricinus communis L. (Euphorbiaceae), comumente conhecida como mamona. A lâmina faz parte do laminário presente no Laboratório de Microscopia do Departamento de Biologia da UFC, sendo esta utilizada durante aulas práticas ministradas para estudantes de diversos cursos de graduação. A secção foi fotografada e a fotografia impressa em tamanho 42 x 59,4 cm. O desenho esquemático do corte transversal da raiz de R. communis L. (Mamona) foi inicialmente feito em grafite sob papel vegetal com o auxílio de uma mesa de luz para desenhos. Posteriormente, o esquema foi coberto com tinta Nanquim, digitalizado e editado em programas de edição. O desenho será usado em aulas práticas posteriores das disciplinas de Anatomia Vegetal que compartilham o laminário disponível no laboratório de microscopia. Como observado em edições anteriores, o esquema irá melhorar a assimilação do conteúdo exposto nas aulas teóricas.

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Published

2022-01-01

Issue

Section

XXXI Encontro de Iniciação à Docência