RELATO DE EXPERIÊNCIA EM BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA DISCIPLINA DE LINGUÍSTICA APLICADA.
Resumen
A monitoria de iniciação à docência da monitoria de Linguística Aplicada (LA) foi realizada junto às disciplinas de Fundamentos de LA (2019.1) e Teorias de Língua e Segunda Língua e demais disciplinas da unidade curricular de LA (2019.2), sob a orientação do Prof. Dr. Cícero Anastácio Araújo se Miranda. Foram realizadas as seguintes atividades ao longo do ano: acompanhamento e auxilio junto aos estudantes das disciplinas, ajudando-os nas eventuais dúvidas e dificuldades de acompanhamento das disciplinas. Para isso, as atividades de iniciação à docência incluíram a preparação dos roteiros das aulas práticas; auxílio aos alunos no contra turno; contabilização da frequência de alunos que participam dos fóruns de discussões na plataforma online (SOLAR); emissão declarações e certificados no decorrer do ano e ao final do último fórum; esclarecimento de qualquer dúvida que os participantes desse espaço de estudo tivessem, pois fui nomeada como tutora online. No segundo semestre (2019.2), além das atividades já descritas, também atuamos na organização da II Semana de Letras Espanhol – UFC. Nestes eventos, tivemos contato com diversos professores e com alunos de outras universidade do país. Toda a experiência da monitoria contribuiu para a minha formação profissional, como futura docente de espanhol, pois permitiu fazer diversos exercícios de como auxiliar os alunos e uma auto avaliação do meu desempenho como professora, além da aquisição de conhecimento e de uma postura diante da atividade de ensino. A experiência em organização de eventos também enriqueceu meus conhecimentos e me ajudou a entender como me portar diante de uma organização de um evento acadêmico tão grande e desenvolveu minha percepção reflexiva a respeito da intrínseca relação entre ensino e pesquisa, além de contribuir com minha formação como docente pesquisadora.Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA DISCIPLINA DE LINGUÍSTICA APLICADA. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(4), 3629. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/58018