IMPACTOS DE POLÍTICAS DE CRÉDITO RURAL SOBRE A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DO NORDESTE
Resumen
A agropecuária é uma das atividades econômicas com maior representatividade sobre o Produto Interno (PIB) do Brasil, representando cerca de 21,1% no ano de 2018. Historicamente ela exerceu papel fundamental no período colonial com a expansão territorial, a qual foi consequência das atividades agropecuárias realizadas no país, como por exemplo a plantação de cana de açúcar através do sistema das sesmarias. O gado foi introduzido como um elemento complementar à indústria açucareira no Nordeste e, a média que esses animais iam se interiorizando pelas margens dos rios, como o São Francisco, ia movimentando a economia com o surgimento de novas atividades. Nesse contexto, este trabalho buscou mensurar o impacto do crédito rural sobre a agricultura e pecuária nos municípios do Nordeste brasileiro no ano de 2017. Para tal, foram utilizados os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): valor bruto da produção em R$, área colhida das lavouras temporárias, total de rebanhos, área destinada aos rebanhos, informações sobre munícios localizados no semiárido, informações sobre cooperativas, associações de produtores e sindicatos rurais; e do Banco Central do Brasil (BACEN): contratos de crédito rural e valor financiado do crédito rural. Assim, foram realizadas duas estimações por meio do Método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Os resultados tanto da agricultura quanto da pecuária indicaram que o crédito rural tem um efeito positivo sobre o valor bruto da produção das lavouras temporárias e sobre o total de rebanhos nos municípios do Nordeste, entretanto o efeito para a pecuária foi maior do que o obtido na agricultura. Nesse sentido, pode-se concluir a partir da amostra, que a política de crédito rural é importante para a expansão da agropecuária dessa região. Agradeço ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela concessão da Bolsa de Iniciação Cientifica que possibilitou a realização desse estudo.Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
IMPACTOS DE POLÍTICAS DE CRÉDITO RURAL SOBRE A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DO NORDESTE. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 1573. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59330