PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/PARFOR/UFC: QUEM SÃO, O QUE PENSAM E QUAIS AS SUAS EXPECTATIVAS AO TÉRMINO DO CURSO?

Autores/as

  • Rafaela da Costa Souza
  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz

Resumen

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa intitulada “Professoras de Educação Infantil estudantes da Licenciatura em Pedagogia/PARFOR/UFC: quem são, o que pensam e quais as suas expectativas ao término do curso?”, que teve como objetivo analisar o significado atribuído ao diploma de nível superior pelas professoras de Educação Infantil estudantes do curso de Pedagogia/PARFOR/UFC. Partindo das seguintes questões norteadoras: “Quem são esses sujeitos?”; “Considerando que já trabalham em redes públicas municipais, qual o valor do diploma de nível superior, em uma Universidade Federal, para elas?”; “Se não estivessem atuando na docência, o diploma teria outro significado?” e “O que anseiam ao concluírem o curso de graduação?”, foi realizada uma pesquisa qualitativa entre agosto de 2017 e julho de 2019. Durante o primeiro ano, após um levantamento bibliográfico feito no site do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, sobre os trabalhos já publicados sobre o tema no País, foi encaminhado, por e-mail, um questionário para todos os discentes do curso. A partir desse instrumento, foram selecionadas 38 estudantes, professoras de Educação Infantil, e traçou-se o perfil socioeconômico, profissional e cultural das mesmas. No segundo ano, realizou-se uma entrevista narrativa com 5% dos participantes, cuja análise foi inspirada nas recomendações de Schütze (2011). As informações obtidas indicam que as principais motivações para cursar Pedagogia pelo PARFOR/UFC estão associadas à possibilidade de aprovação em um concurso público, assim como a garantia de permanência na docência com as crianças pequenas. Por outro lado, a desvalorização da área e o parco retorno financeiro proporcionado pela profissão são apontados como os principais empecilhos para que esta titulação tivesse sido obtida anteriormente. Por fim, pontua-se que este trabalho só pode ser realizado graças aos investimentos do órgão de fomento à pesquisa, Funcap.

Publicado

2019-01-01

Número

Sección

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica

Cómo citar

PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/PARFOR/UFC: QUEM SÃO, O QUE PENSAM E QUAIS AS SUAS EXPECTATIVAS AO TÉRMINO DO CURSO?. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 1913. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59672