OPERADOR DE TRANSLAÇÃO DEPENDENTE DA POSIÇÃO PARA SISTEMAS QUÂNTICOS
Resumen
A mecânica quântica é uma das teorias mais bem sucedidas da física de modo que os avanços nessa área continuam a existir até hoje. Um dos avanços mais recentes é o desenvolvimento da teoria da mecânica quântica não-aditiva a partir do formalismo do operador de translação dependente da posição para sistemas quânticos. Essa teoria foi idealizada com o objetivo de entender os efeitos da métrica do espaço na teoria quântica. O presente trabalho, tem como principal objetivo introduzir o formalismo do operador de translação dependente da posição, derivar o potencial de Morse a partir de primeiros princípios utilizando um potencial do tipo oscilador harmônico e obter a solução da equação de Schrödinger modificada para um caso de partícula livre tridimensional. Ao utilizar esse formalismo, obtém-se uma equação de movimento do tipo equação de Schrödinger que depende da métrica utilizada no operador de translação não-aditivo. Posteriormente, realizou-se uma mudança de variáveis para escrever a equação de movimento obtida de forma mais conveniente e com a aparência familiar da equação de Schrödinger. Com essa mudança de variáveis o potencial harmônico presente na equação de movimento inicial se torna um potencial efetivo em termos da nova variável. Esse potencial efetivo é o chamado potencial de Morse. Portanto, ao utilizar esse formalismo, mostrou-se a equivalência entre um oscilador harmônico quântico em um espaço deformado e um oscilador quântico de Morse em um espaço regular. Para o caso de partícula livre tridimensional, a solução da equação de Schrödinger modificada resultou em uma combinação de três equações de ondas planas deformadas. Faz-se agradecimento ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo financiamento da bolsa de Iniciação Científica, à qual tornou possível a realização do presente trabalho.Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
OPERADOR DE TRANSLAÇÃO DEPENDENTE DA POSIÇÃO PARA SISTEMAS QUÂNTICOS. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1556. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74679