METAPLASMOS EM FILOLOGIA ROMÂNICA
Resumen
Este trabalho objetiva relatar a identificação de dificuldades dos alunos da disciplina Filologia Românica I, no estudo dos metaplasmos, e posterior superação delas, utilizando-se os métodos filológicos histórico-comparativo, de Diez, e o neogramático, de Meyer-Lübke. Tais dificuldades se justificam pelo grande número de metaplasmos e, como consequência, pela pouca valorização que se tem dado à fonologia e à fonética das línguas. Diante dessa realidade, esta monitoria apresentou o conceito dos metaplasmos de difícil assimilação, com exercícios práticos, como: recorte de poesias populares; trechos de músicas; jogos mnêmicos; etimologias dos nomes dos metaplasmos; vídeos gravados da monitoria, para revisão em momentos assíncronos; vídeos e materiais outros que pudessem reforçar o conteúdo ensinado. Dentre os metaplasmos de maior entrave, citam-se aqueles que ocasionam consequências, seja de adição ([mas] > [majs]: epêntese e ditongação), seja de supressão ([ˈtowru] > [ˈtoru]: síncope e monotongação), seja de transposição ([ˈtabwɐ] > [ˈtawbɐ]: hipértese, ditongação e monotongação), e de transformação ([ˈnokte] > [ˈnojte]: vocalização e ditongação). Como resultados do trabalho desta monitoria, verificou-se que todos os alunos, que recorreram a ela, cresceram técnica e cientificamente, o que se traduziu na boa performance nas avaliações. Diante desses resultados, esta monitoria crê ter atingido o seu objetivo, que outro não é senão ser um intermediário facilitador no processo ensino-aprendizado.Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
METAPLASMOS EM FILOLOGIA ROMÂNICA. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 3008. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/76134