ESTUDO DA EVASÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA DA UFC DE ANTES E DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Resumen
Com surgimento da COVID-19 no país diversos foram os impactos causados por ela diretamente a toda população brasileira. No que se refere ao âmbito educacional, em todo o país diversas medidas tiveram que ser tomadas para se adaptar à nova realidade. Dessa forma, o Estudo a Distância (EaD) foi a principal forma encontrada por escolas e universidades para atender toda a demanda do ensino. Ademais, a constante insegurança advinda do perigo da doença, atrelado as demais questões, tais como desemprego, as péssimas condições financeiras e o distanciamento social contribuíram para alterar a forma como as pessoas lidavam com toda essa situação. Com isso, muitos alunos que ingressaram na universidade durante esse período tiveram seus desempenhos afetados por conta da pandemia do COVID-19, interferindo, assim, em toda sua vida acadêmica, fazendo com que alguns desses estudantes decidisse adiar a tão almejada graduação. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi analisar a evasão ocasionada durante o período da pandemia do COVID-19 em comparação aos anos anteriores. Visto que, a evasão se tornou crescente desde o período de 2011.1 e se manteve crescente, até o período de 2016.1 a taxa de evasão variava de 10% a 15% e com o período da pandemia, infelizmente essa taxa pode ter aumentado. Para a obtenção dos resultados foram analisadas planilhas do Excel com os dados referentes ao número de alunos que ingressaram em cada semestre e, consequentemente, o número de alunos que desistiram ou que trancaram o curso no referido semestre, para que assim pudesse ser analisado a taxa de evasão de cada um dos anos descritos neste trabalho, e assim comparar com os resultados dos períodos anteriores ao da pandemia.Publicado
2021-01-01
Número
Sección
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
ESTUDO DA EVASÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA DA UFC DE ANTES E DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4654. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77738