AÇÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER ORAL NAS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
O perfil epidemiológico de pessoas acometidas pelo câncer oral é descrito como sendo mais comum em homens com idade superior a 40 anos, tabagistas e etilistas. Dentre as neoplasias malignas orais, o carcinoma de células escamosas é o mais prevalente, representando cerca de 90-95% dos cânceres orais, localizando-se principalmente no lábio inferior e na língua. Com essas informações a Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer Oral (LACO-UFC) tem como intuito atuar na prevenção e possibilidade de diagnóstico precoce do câncer oral. Para isso, os integrantes da LACO fizeram visitas as clínicas de Odontologia da UFC para conversar sobre o câncer oral, formas de prevenção e autoexame, com os pacientes em espera pelo atendimento nas referidas clínicas. Para tornar a explicação mais lúdica e de fácil compreensão, foram utilizados panfletos contendo figuras e informações sobre o câncer de boca. Na frente do panfleto utilizou-se textos e imagens que apresentavam o grupo de risco e os principais fatores de risco, e no verso imagens demonstrando como deveria ser feito o autoexame, além de como reconhecer os sintomas iniciais e avançados. Mais de 100 panfletos foram distribuídos durante toda a ação, a qual teve duração de quatro semanas. Durante a intervenção em prevenção de saúde houve uma boa adesão e participação com interação do público, o que nos faz acreditar que a ação fornecida foi muito relevante para conscientização do tema e para o autoexame aplicado, sendo este bastante importante, para que casos sejam detectados mais precocemente e se alcance um melhor prognóstico para o paciente.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
AÇÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER ORAL NAS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1688. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86451