A LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA NA REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA
Resumen
Este estudo trata de uma investigação sobre o uso da Linguagem Documentária – LD - nos arquivos e examina as suas contribuições na representação da informação arquivística em sistemas de informação. Tem como objetivo, analisar a utilização da LD na representação da informação. Dentre os objetivos específicos, visa realizar uma revisão de literatura sobre a elaboração e usabilidade da linguagem documentária na arquivologia, no âmbito da organização e representação do conhecimento; pesquisar os aspectos teóricos da arquivologia e da representação documentária; e propor a elaboração de um tesauro em uma empresa de gestão de arquivos. Corresponde a uma pesquisa descritiva no que tange à estruturação dos termos e o seu significado, compreendendo a sua importância para o usuário como mediação do acesso à informação, tendo como propósito ser aplicada ao campo da Arquivologia. Apresenta um estudo embasado na revisão de literatura sistemática, análise bibliométrica com característica descritivo-exploratória e um levantamento de dados informacionais na empresa EasyDoc. Para a análise dos dados, adota uma abordagem quanti-qualitativa, resultando na elaboração de uma LD, através da elaboração de um tesauro baseado o modelo da Cervantes (2009) e da Tese do professor Heliomar Cavati, em uma série de documentos arquivísticos do setor pessoal. A partir da análise das informações pesquisadas, até o momento, foi possível depreender que o uso da terminologia é imprescindível na aplicação da linguagem documentária, podendo nortear as práticas arquivística, apresentando algumas das potencialidades do uso da LD na representação da informação e, consequentemente, na recuperação da informação.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
A LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA NA REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1815. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86583