A URBANIZAÇÃO, O TURISMO E A MORADIA NO LITORAL: ESPAÇO DESIGUAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA
Resumen
A paisagem urbana do litoral possui diferentes significados. Ela é o espaço dos lazeres, das moradias, do ócio e do consumo. Essa multiplicidade de funções foi resultado de grandes investimentos econômicos direcionados para o litoral de Fortaleza e Região Metropolitana. A partir da década de 1960, e das políticas de planejamento urbano, direcionou-se para essa área redes básicas de infraestrutura urbana: o saneamento, energia elétrica e a abertura de rodovias e de avenidas. Atualmente, a economia do turismo representa um novo capítulo na história urbana de Fortaleza e Região Metropolitana situação a provocar uma metamorfose no tecido urbano da metrópole. Metrópole essa que convive com desigualdades socioespaciais: espaços litorâneos pouco assistidos pela administração pública, resultado da violência, do desemprego e da baixa qualidade de vida. O fenômeno é observado pelo Índice de Vulnerabilidade Social - IVS, o qual aponta para uma relação: áreas de maior valorização imobiliária com baixa vulnerabilidade e à medida que o tecido urbano expande para a RMF, há o aumento da vulnerabilidade. O Índice de Bem Estar Urbano – IBEU, que exemplifica, por exemplo, áreas de aglomerados subnormais no litoral com baixo índice de bem estar urbano, uma deficiência na infraestrutura e no acesso aos serviços públicos. Nesse sentido, o morar na praia apresenta significados distintos para determinadas camadas da sociedade, seja para o uso e ocupação desigual dos equipamentos públicos e privados para o lazer seja para as condições de moradia, por exemplo. A organização do espaço do litoral, baseado nos índices acima citados em conjunto com a produção cartográfica, traduz essa perspectiva desigual. O litoral da cidade torna-se um espaço para o consumo em função do volume das atividades do terciário, mas também um ponto de encontro da sociedade com suas contradições. A pesquisa é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
A URBANIZAÇÃO, O TURISMO E A MORADIA NO LITORAL: ESPAÇO DESIGUAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1840. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86609