ENCONTROS LITERÁRIOS MOREIRA CAMPOS NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA: DA TRANSIÇÃO DO FORMATO VIRTUAL PARA AS ATIVIDADES PRESENCIAIS.

Authors

  • Ana Stefani de Andrade
  • Marcelo Magalhaes Leitao

Abstract

Os Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), coordenado pelo Professor Doutor Marcelo Magalhães Leitão, é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) que visa divulgar e fomentar pesquisas acerca da literatura. É promovido com a participação de vários pesquisadores, por meio de eventos e palestras que acontecem presencialmente no Centro de Humanidades (CH), ampliando o acesso da comunidade em geral a aspectos da cultura literária. No primeiro semestre de 2022, por ainda ser um período de transição, pós-pandemia da Covid-19, optamos por continuar realizando os encontros no formato virtual, através das redes sociais, principalmente em nosso canal no YouTube. No mês de junho, foi organizada uma programação com três lives sobre a obra do escritor modernista Mário de Andrade, com a mediação do coordenador do projeto, além da presença de convidados mais que especiais. Com a divulgação nas mídias sociais, como Instagram, conseguimos obter uma quantidade significativa de visualizações. Para o segundo semestre do ano, elaboramos um cronograma de atividades na modalidade presencial, a ser realizado no auditório José Albano – CH 1. Assim, dando início aos nossos trabalhos, promovemos, em parceria com o Grupo de Estudos da Língua de Eros – GELE, vinculado ao departamento de Literatura e ao Programa de Pós-graduação em Letras da UFC, parte das apresentações do 4º Colóquio da Língua de Eros, que ocorre anualmente. Tal evento contribuiu para que este projeto extensionista chegasse a um maior número de pessoas. Portanto, este trabalho tem o fito de apresentar a forma como se deu a transição das atividades, pós-pandemia, dos ELMC, ressaltando o papel das mídias digitais no processo de levar a literatura a um público para além dos muros da Universidade.

Published

2022-01-01

Issue

Section

XXXI Encontro de Extensão

How to Cite

ENCONTROS LITERÁRIOS MOREIRA CAMPOS NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA: DA TRANSIÇÃO DO FORMATO VIRTUAL PARA AS ATIVIDADES PRESENCIAIS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(16), 2788. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87042