LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE DADOS SOBRE ÁREAS POTENCIAIS À CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS: PARQUE MUNICIPAL FURNA DOS OSSOS (TEJUÇUOCA) E SERRINHA DO PACUJÁ
Resumen
O projeto: Geociências e Educação Ambiental Aplicada no Estado do Ceará, tem como objetivo principal, a divulgação de conhecimentos e valores de geodiversidade referentes às Unidades de Conservação do Estado do Ceará. O levantamento preliminar de dados realizado na pesquisa reuniu informações sobre as áreas de Tejuçuoca e Serra do Pacujá, assim como das escolas em suas proximidades, em busca de fornecer dados que serão usados ao longo do projeto para promover interações e ações de divulgação a partir da distribuição de materiais didáticos. A base para agregação de dados de geodiversidade e turismo da área foi retirada de teses, artigos e textos disponíveis em repositórios virtuais de Institutos de Ensino. Outros dados foram obtidos com auxílio das secretárias de educação, cultura e turismo municipais, as quais forneceram informações e quantitativos de alunos e professores. Pelos dados levantados compreendemos que, o Parque Ecológico Furna dos Ossos possui nove cavernas em paisagem cárstica desenvolvida em metacalcários neoproterozóicos do Grupo Ceará, composta por um rico patrimônio espeleológico, localizado dentro da reserva legal da Fazenda Macaco. A área inclui, além de um conjunto de grutas, como, a furna dos Ossos, a gruta do Amor e a gruta dos Veados Campeiros; uma série de feições geomorfológicas, como o Mirante Arco de Deus e a Cabeça do Índio que representam atrativos turísticos do local. A Serrinha do Pacujá possui um conjunto de oito cavernas as quais se interligam formando um labirinto, marcado por paredões e pequenos cânions, apesar disso, é mais conhecida pelo seu patrimônio paleontológico, representado por icnofósseis datados de 450 M.a de anos, além de seu grande acervo de artefatos líticos e material cerâmico que compõe uma coleção arqueológica a qual se encontra, atualmente, sob guarda da SECULT do município de Pacujá. Parte desta coleção, está sendo pesquisada pelo LAGETEC DEGEO/UFC, quanto a sua composição mineralógica e litológica.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Extensão
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE DADOS SOBRE ÁREAS POTENCIAIS À CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS: PARQUE MUNICIPAL FURNA DOS OSSOS (TEJUÇUOCA) E SERRINHA DO PACUJÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(16), 2907. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87163