A NECESSIDADE DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NOS CURSOS DE LICENCIATURA
Resumen
A Filosofia da Educação é uma disciplina indispensável aos cursos de licenciatura por tratar de temas imprescindíveis para a reflexão sobre problemas da docência e dos processos de ensino, além de auxiliar na formação consciente e crítica dos estudantes, futuros docentes. Sob esse viés, Saviani, na sua obra Educação: do senso comum à consciência filosófica apresenta a Filosofia da Educação como uma necessidade de reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas da educação Tal reflexão leva o educando e educador a compreender a sua existência e, principalmente, o seu papel na profissão docente. Ao se apropriar dessas questões, é possível basear o processo educativo com o objetivo de auxiliar ao máximo na aprendizagem efetiva dos estudantes e na docência do educador. A partir disso, esta pesquisa objetiva apresentar a necessidade da disciplina de Filosofia da Educação na formação dos estudantes de licenciatura e evidenciar, por meio dos resultados, a importância dessa disciplina na prática docente. Nesse contexto, utilizamos o método dialético experiencial, ou seja, baseando-se em nossa experiência enquanto monitora da disciplina Filosofia da Educação há dois anos, com abordagem qualitativa cujo referencial teórico se encontra nos textos estudados na disciplina tomando o pensamento dos principais filósofos da educação. Em nossos resultados e discussões sempre temos percebido em sala de aula que, embora a Filosofia seja uma área de conhecimento geralmente repudiada, a priori, pelos alunos, com o decorrer da disciplina Filosofia da Educação eles compreendem a sua necessidade e importância e passam a gostar da Filosofia. Concluímos que realmente a disciplina Filosofia da Educação é parte necessária e essencial para a formação do educador nos Cursos de Licenciaturas. Agradecemos à UFC pelo apoio financeiro por meio da bolsa do PID.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
A NECESSIDADE DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NOS CURSOS DE LICENCIATURA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3312. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87578