ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE VIAGEM PARA AULAS DE CAMPO EM ‘GEOMORFOLOGIA E PEDOLOGIA’: AÇÃO DE MONITORIA.
Resumen
A Geomorfologia é a ciência que estuda as formas superficiais da Terra e os processos geológicos, objetivando compreender a dinâmica e a evolução do relevo. A disciplina de Geomorfologia e Pedologia é um dos componentes fundamentais e basilares da estrutura curricular do curso de Geologia, pois, apresenta aos alunos os caminhos da investigação geológica e os proporciona uma visão mais ampla tanto da dinâmica externa, como interna do planeta e sua influência na configuração do relevo. O planejamento da disciplina prevê a realização de atividade prática de campo através de um transecto regional (seção Leste - Oeste) saindo do Litoral até interior da Bacia Sedimentar do Parnaíba, que permite a observação de relevos em contextos holocênicos, paleozóicos e pré-cambrianos nos Estado do Ceará e Piauí. As atividades de campo são precedidas por estudos prévios sobre a geomorfologia e a geologia regional, incluindo aspectos vinculados aos grandes domínios geotectônicos, unidades litoestratigráficas, litologias, grandes estruturas, relevos e feições superficiais em diferentes tipos de rochas (granitos, rochas vulcânicas, metassedimentares e sedimentares) e contextos. Foi com base nessa necessidade, que foi desenvolvido um roteiro de campo contendo informações úteis aos alunos da disciplina. Essas informações incluem identificação nominal e visual da área (fotografias), localização regional (municípios, regiões, estado etc) e geográfica (coordenadas) e breves informações litológicas e estratigráficas. Todo o conteúdo do roteiro foi elaborado previamente ao campo e não possui o intuito de substituir ou anular as notas dos estudantes registradas em cadernetas individuais, e sim auxiliar e complementar os estudos e observações realizadas por eles. Espera-se que o roteiro auxilie na fixação de conceitos e no aprendizado em campo.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE VIAGEM PARA AULAS DE CAMPO EM ‘GEOMORFOLOGIA E PEDOLOGIA’: AÇÃO DE MONITORIA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3589. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87861