AS IMAGENS DE VIDEOMONITORAMENTO INSTITUCIONAIS DA SSPDS/CE E A COLABORAÇÃO NOTICIOSA NO CETV 1 EDIÇÃO
Resumen
As práticas de videomonitoramento, enquanto uma das iniciativas que integram a cultura de vigilância (LYON, 2018), têm sido uma das principais fontes de geração de flagrantes de acontecimentos para o telejornalismo. Em virtude da ubiquidade que tais equipamentos de visibilidade alcançam atualmente, tornou-se comum que uma quantidade expressiva de cenas capturadas por estes seja disponibilizada diariamente para veículos de comunicação, dado o potencial noticioso que possuem. Partindo dessa premissa é que decidimos investigar, através de análise de conteúdo quantitativa (SAMPAIO; LYCARIÃO, 2021) e de entrevista em profundidade (GASKELL, 2008), como se dá o acesso e a inserção das imagens de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), enquanto fonte noticiosa do CETV 1ª Edição. Efetuamos um levantamento em 52 edições do telejornal, entre os meses de agosto e setembro de 2020, observando a incidência destas em meio à produção informativa. Como resultado, verificamos que das 49 matérias que apresentavam em sua estrutura imagens de videovigilância, 07 delas (14,3%) foram identificadas pelo CETV 1ª Edição como provenientes da SSPDS/CE. Utilizando-nos, de forma complementar, de entrevista em profundidade realizada com produtora do telejornal cearense, percebemos que o uso do material imagético proveniente do órgão de segurança pública é apontado como possuidor de peso institucional, capaz de garantir a fiabilidade do conteúdo, facilitando o trabalho de checagem e gerando ganho de tempo para a equipe de produção do CETV 1ª Edição. Tal constatação ajuda a explicar a repercussão que as imagens de videomonitoramento da SSPDS/CE obtêm junto à produção noticiosa do telejornal, estabelecendo uma relação de colaboração informativa recorrente. A presente pesquisa se encontra em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Agradecemos à Capes pela bolsa concedida.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
AS IMAGENS DE VIDEOMONITORAMENTO INSTITUCIONAIS DA SSPDS/CE E A COLABORAÇÃO NOTICIOSA NO CETV 1 EDIÇÃO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1884. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89023