ATERROS SANITÁRIOS NO BRASIL: LEGISLAÇÕES PERTINENTES E SEUS PROCESSOS PARA ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES
Resumen
A destinação eficiente de resíduos em aterros exige que esses projetos sejam gerenciados de forma coerente, desde a seleção do local, desenvolvimento e execução do projeto até a gestão operacional e ações de monitoramento ambiental relacionadas até o encerramento de suas atividades e período pós encerramento. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi reunir bibliografias listando e avaliando os processos de encerramentos de aterros sanitários no Brasil. Para proporcionar um embasamento teórico às discussões, realizou-se uma revisão bibliográfica em sites científicos, com a busca por palavras chaves deste trabalho. No segundo passo realizou-se uma avaliação técnica das normas existentes e das legislações pertinentes ao encerramento de aterros sanitários listando e descrevendo seus processos. Foram analisadas três Normas e duas Leis brasileiras. Para a análise da aplicação das legislações e dos processos de encerramento, foram selecionadas cinco bibliografias. Observou-se, em algumas legislações analisadas, que há pontos não específicos sobre plano de encerramento em si apenas o citando. A NBR 8.419, por exemplo, dispõe apenas que deve ser apresentado um plano, porém não apresentando quais os passos devem se ter no mesmo. Já as NBR 10.157 e a NBR 13.896, descrevem, com algumas poucas diferenças entre elas, os processos que deve haver no plano devendo incluir medidas que irão promover a desativação, operações de manutenção que serão observadas após o fechamento, estimativas da qualidade e da quantidade dos resíduos dispostos até a data do fechamento e usos do local após o término das operações. Nas Leis 12.305/10 e 14.026/20, dispõe que a disposição final ambientalmente adequada acontece por distribuição ordenada de rejeitos em aterros. Nos trabalhos selecionados os processos de encerramento de aterros se adequaram as peculiaridades de cada caso sendo necessários cada vez mais estudos mais aprofundados considerando as mais diversas realidades.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
ATERROS SANITÁRIOS NO BRASIL: LEGISLAÇÕES PERTINENTES E SEUS PROCESSOS PARA ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1897. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89036