"BATIDA NOGENTA": UM COMÉRCIO DO OLHAR NA CIDADE DE PORTO ALEGRE (1902)
Resumen
Na noite do dia 05 de novembro de 1902, por vota das 11 horas da noite, na rua Fernando Machado número 94, localizada na região central da cidade de Porto Alegre, era celebrado aos toques do atabaque um culto religioso, nele se faziam presentes os(as) moradores(as) da residência e alguns visitantes, até que a guarda administrativa, chefiada pelo Inspetor Procopio, invadiu a casa e levou todos para o posto policial. A notícia do ocorrido é apresentada ao público na edição de 13 de novembro do mesmo ano, na primeira página do jornal O Exemplo, um periódico da imprensa negra porto-alegrense. Os jornalistas ao dar enfoque na invasão policial à habitação coletiva de Dona Maria do Brochado, abrem caminhos para analisar desde as motivações que levaram os intelectuais negros a publicar tal relato, como também compreender a própria ação policial, pois a matéria de nome "Batida nogenta" apresenta ao leitor(a), seja no momento de sua publicação ou nos dias atuais, uma minuciosa descrição do desenrolar dos fatos. Desse modo, o foco dessa comunicação é problematizar como foram produzidas relações socio raciais conflitantes na noite do dia 05 de novembro, mais também na produção escrita dos periodistas do O Exemplo. Assim, pensar como a diligência policial que fez um "passeio" pelas ruas do município de Porto Alegre, contribuiu para a produção de um regime de visibilidade (FOUCAULT, 2019), que visava fazer um comércio do olhar (MBEMBE, 2018) e tinha por objetivo conceber uma reificação colonial (FAUSTINO, 2013). Por fim, compreender como a escrita mobilizada no jornal era uma forma de combater essa prática de violência cotidiana.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
"BATIDA NOGENTA": UM COMÉRCIO DO OLHAR NA CIDADE DE PORTO ALEGRE (1902). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1939. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89080