DOCKING E DINÂMICA MOLECULAR DE MOLÉCULAS NATURAIS EM UM RECEPTOR DA PROTEÍNA SPIKE DO VÍRUS SARS-COV-2
Resumen
Introdução: COVID-19 é uma doença altamente contagiosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) tornando-se uma grande ameaça em todo o mundo devido à sua rápida natureza de disseminação e variantes mais agressivas, como o caso da Ômicron. A principal estrutura de interação do vírus com a célula hospedeira é a região de pico da proteína Spike chamada de RBD, uma estrutura que teve diversas mutações, dificultando a busca de fármacos. Objetivo: Avaliar o perfil de interações entre moléculas de origem naturais frente a região RBD da proteína Spike (S) do SARS-CoV-2, variante Ômicron. Metodologia: Na primeira etapa ocorreu uma modelagem molecular da estrutura RBD de sequência obtida no Brasil e testes para sua caracterização e validação estrutural. Em seguida, foi realizado o docking molecular entre 6 ligantes fitoquímicos: Curcumina, Carvacrol (±)-Limoneno, Glicirrizina, Alicina e Quercetin-3-Arabinoside na região específica RBD modelada, após obter os melhores resultados os complexos formados foram avaliados por RMSD e RMSF. Resultados: Na homologia da região RBD, obteve-se uma estrutura sem erros estruturais. Nas interações de cada fitoquímico, as moléculas naturais glicirrizina e quercetina apresentaram maior afinidade ligando-se ao sítio ativo encontrado da RBD. A dinâmica molecular confirmou a interação dos ligantes e a estabilidade dos complexos durante as simulações. Conclusão: A quercetina e glicirrizina apresentam um potencial inibitório, ligando-se ao RBD da proteína S, modelado a partir do genoma da variante ômicron do SARS-CoV-2 encontrado no Brasil. O presente trabalho foi realizado com o apoio a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
DOCKING E DINÂMICA MOLECULAR DE MOLÉCULAS NATURAIS EM UM RECEPTOR DA PROTEÍNA SPIKE DO VÍRUS SARS-COV-2. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2016. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89158