EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM ESTUDO AVALIATIVO DA QUALIDADE E DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ENSINO MÉDIO DE 2007 A 2017 NO ESTADO DO CEARÁ.

Autores/as

  • Jose Valmir Guimaraes de Oliveira
  • Rafael Torres Guimarães
  • Marcos Antonio Martins Lima

Resumen

A pesquisa traz como título: Educação e Desenvolvimento Humano: Um Estudo Avaliativo da Qualidade e da Política Educacional do Ensino Médio de 2007 a 2017, no Estado do Ceará, pois em 2017, o Ceará registrou no IDEB um avanço expressivo no nível Ensino Médio, saltando da nota de 3,40 para 3,84, o que lhe proporciona ficar entre os quatro estados nesta etapa de ensino, onde antes ocupava a 14ª posição. Passa-se a descrever o cenário de mensuração dos resultados por indicadores numéricos, controle e monitoramento, que tem como efeito principal a superestimação de uma pedagogia da competição e responsabilização para o atingimento de metas, secundarizando os contextos sociais, com os seguintes objetivos específicos: 1) Contextualizou-se a trajetória da Política Educacional do Ensino Médio; 2) Descreveu-se as principais ações e/ou estratégias da política educacional e 3) Apresentou-se a posição de especialistas em avaliação educacional e a operacionalização de seus resultados. Os pressupostos tratam a Educação como primordial para o desenvolvimento humano, tanto no horizonte econômico quanto no social, ressaltando a intenção de ampliar a competência humana dos sujeitos. A estrutura metodológica é a Quadripolar, de De Bruyne et al (1991). Os polos de pesquisa trazem a abordagem Dialética de F.W.G. Hegel (1781-1831), realizada em três fases (relevâncias, contradições e superações), pela qual se pretende compreender a avaliação cearense junto as categorias: Desenvolvimento, Qualidade Educacional, Avaliação Educacional e Política Educacional. Sobre os dados: traz a trajetória das estratégias da política educacional, a evolução dos níveis de aprendizagem e a posição de gestores e especialistas em avaliação educacional sobre uma ressignificação de Accountability Educacional. A coleta das entrevistas foi pelo software Atlas TI (análise qualitativa), mostrando as entrevistas e a análise dos indicadores educacionais (SPAECE), ano de 2017.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação

Cómo citar

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM ESTUDO AVALIATIVO DA QUALIDADE E DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ENSINO MÉDIO DE 2007 A 2017 NO ESTADO DO CEARÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2021. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89163