ENTRE A ESPACIALIZAÇÃO DO CAPITAL E A CAPITALIZAÇÃO DO ESPAÇO: EM BUSCA DE MEDIAÇÕES TEÓRICO-ANALÍTICAS
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo discutir algumas mediações teórico-analíticas que conectam a dinâmica geral de valorização do capital e os processos de produção, circulação e consumo dos espaços construídos de uso coletivo, elementos fundantes da urbanização contemporânea. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica, a partir de Harvey (2013), Lojkine (1997), Marx (2014, 2017c) e Topalov (1979), objetivando a aproximação da dinâmica lógico-formal do Sistema do Capital e as principais determinações do processo de urbanização. Dessa maneira, constata-se que os espaços construídos de uso coletivo, elementos imanentes aos processos cada vez mais socializados de produzir, circular e realizar a riqueza em sociedade, são capitalizados, isto é, funcionam, em um primeiro momento, como capital fixo, enquanto um dos componentes do ciclo produtivo. Em outro momento, esses espaços compõem parte do fundo de consumo das classes sociais em seu conjunto, funcionando como meio de consumo coletivo. Por fim, em um terceiro momento da realidade socioespacial, tais espaços dão lastro material aos processos aparentemente autônomos de circulação de massas de capital fictício confinadas nos sistemas creditício e bancário. Desse modo, o exercício simultâneo e contraditório de tais funções ocorre a depender de como certos elementos da urbanização estão posicionados nos ciclos parciais de reprodução do capital. Assim, a dimensão de totalidade torna-se um pressuposto teórico-analítico basilar para a adequada compreensão de como determinados espaços construídos, de longa durabilidade, larga escala e de uso coletivo, ingressam, desgastam-se e repõe-se nos complexos processos de reprodução ampliada do capital, espacializado de forma desigual e combinada nas metrópoles.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
ENTRE A ESPACIALIZAÇÃO DO CAPITAL E A CAPITALIZAÇÃO DO ESPAÇO: EM BUSCA DE MEDIAÇÕES TEÓRICO-ANALÍTICAS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2038. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89180