ESCRITA DA HISTÓRIA, LEITURA DO TEMPO: A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DE EDUARDO HOORNAERT (1974-1977).
Abstract
Este trabalho tenta compreender uma nascente produção historiográfica na década de 1970, no Brasil. À luz do debate sobre a “questão indígena” então em voga, analisa alguns trabalhos do historiador Eduardo Hoornaert, nomeadamente o Formação do Catolicismo Brasileiro, de 1974, e o História da Igreja no Brasil, publicado em 1977. Chave para a reflexão sobre o lugar dos pobres na constituição de uma escrita da história, em especial os indígenas e as populações negras, tem-se o debate sobre o catolicismo e a instituição da Igreja Católica ao tempo da colonização do país, no século XVI. Este debate gera tensões na própria maneira de se pensar o passado e nas operações que dimensionam a historiografia brasileira ainda hoje. A Igreja Católica, na obra de Hoornaert fortemente associada ao avanço da inserção colonial portuguesa no Brasil, é o ponto de partida para a investigação mais geral sobre os métodos através dos quais um historiador observa seu objeto de pesquisa. Como afirmava Walter Benjamin, conviria “escovar a história a contrapelo”: ali onde se percebe a instituição, o rito, a prática oficial, subverte-se um olhar sobre seus contrários: as práticas não aceitas, os sincretismos e as resistências de sujeitos e comunidades que, agora, devem assumir uma forma de reescritura da história e, por fim, de leitura do tempo. Dentro do tema, observam-se tensões ao longo do caminho. Qual o lugar dessas (outras) práticas no estabelecimento de uma história oficial da Igreja? Que elementos devem ser observados e a partir de que fontes históricas um “ensaio de interpretação a partir do povo” (HOORNAERT, 1977) deve se constituir? Questões abertas que suscitam o alargamento de novas investigações.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
ESCRITA DA HISTÓRIA, LEITURA DO TEMPO: A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DE EDUARDO HOORNAERT (1974-1977). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2045. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89187