FRANCISCO FREIRE ALEMÃO E OS ESTUDOS BOTÂNICOS (1834-1866)
Resumen
O presente trabalho analisa os estudo botânicos do médico Francisco Freire Alemão (1797-1874) expressivo nome da ciência nacional no século XIX; conhecido por sua atuação na Comissão Científica de Exploração (1859-1861), assim como por uma vasta produção de ilustração botânica. Em 1832, candidata-se a vaga de lente para a cadeira Botânica Médica e Princípios de Zoologia, sendo aprovado. No ano seguinte assume o cargo iniciando-se uma longa trajetória de estudo de plantas; leitura de manuais de referência sobre botânica; herborizações com seus alunos para as aulas práticas de taxonomia e fisiologia botânicas; além das recorrentes idas às matas para observação e estudo de novas plantas. Começava o processo de especialização em espécies florais e arbóreas documentado em vários de seus manuscritos e correspondências com alguns naturalistas europeus e em suas palestras em associações científicas das quais era membro. Os desenhos de Freire Alemão eram verdadeiros tratados pormenorizados das partes de uma planta (morfologia): seus órgãos, partes reprodutivas, estrutura das folhas; diferentes de boa parte dos desenhos e pinturas da época, - que retratavam as plantas inteira, ou compondo uma paisagem - seus desenhos tinham uma função científica: a descrição botânica. Essa descrição atendia a critérios que passavam pelo realismo e verificabilidade das notas e ilustrações em relação ao objeto descrito. Diante dessa questão, investigamos como ele instrumentalizava os desenhos como recursos de cientificidade em seus estudos. Nessa perspectiva, analisamos a iconografia (desenho de plantas) em seus estudos, como suas notas manuscritas feitas em suas excursões pelas matas do Mendanha (RJ), seu Diário de viagem da Comissão Científica ao Ceará, suas correspondências com outros naturalistas no Brasil e Europa, assim como outras produções de iconografia botânica do século XIX. Nesse ínterim, ressaltamos o apoio financeiro da CAPES que tem possibilitado o desenvolvimento da pesquisa.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
FRANCISCO FREIRE ALEMÃO E OS ESTUDOS BOTÂNICOS (1834-1866). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2070. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89349