INFLUÊNCIA DA HIPERSALINIDADE NA COMUNIDADE DO ICTIOPLÂNCTON EM UM ESTUÁRIO TROPICAL DA COSTA SEMIÁRIDA DO BRASIL
Resumen
Estuários são ecossistemas costeiros produtivos utilizados como zonas de berçário nas fases iniciais do ciclo de vida de peixes. Na Costa Semiárida do Brasil (CSB), os sistemas estuarinos ficam hipersalinos na maior parte do ano, mas poucas informações existem sobre como essa condição pode comprometer sua função de berçário. O objetivo deste estudo é analisar a influência da hipersalinidade na densidade e estrutura da assembleia de ovos e larvas de peixes no estuário tropical do Rio Pacoti (CSB). Para tanto, estão sendo conduzidas amostragens de ictioplâncton em seis estações no estuário, distribuídas ao longo de um gradiente de salinidade (foz à montante), durante os períodos chuvoso (Abril/2022), de transição (Agosto/2022) e de estiagem (Novembro/2022). Em laboratório, as amostras são triadas para posterior contagem, identificação taxonômica e cálculo de densidade (org./100m³). Como resultados parciais, temos que a estação PL01, situada próximo à foz, apresentou os maiores valores de densidade (14,1 ovos/100m³-chuvoso e 127,6 ovos/100m³-transição). Com relação às larvas, as estações a montante do rio obtiveram os maiores valores de densidade (PL05 com 0,87 larvas/100m³ no chuvoso e a PL06 com 69,9 larvas/100m³ durante a transição). A assembleia foi composta por 7 espécies (Anchovia clupeoides, Eucinostomus sp., Atherinella brasiliensis, Sphoeroides sp., Gobionellus oceanicus, Hyporhamphus unifasciatus e Strongylura sp.), que são classificadas como residentes e marinhas. Táxons de água doce foram ausentes. Portanto, embora a tendência registrada até o presente momento seja de aumento da densidade dos ovos e larvas, é necessário avaliar os dados do período de estiagem, que serão coletados no mês de novembro para melhor compreender a influência da hipersalinidade na comunidade do ictioplâncton no estuário do rio Pacoti. Este trabalho foi financiado pelos projetos PELD CSB (No.442337/2020-5-CNPq/PEL-00177-0005.01.00/21-FUNCAP) e bolsa de mestrado pela CAPES.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
INFLUÊNCIA DA HIPERSALINIDADE NA COMUNIDADE DO ICTIOPLÂNCTON EM UM ESTUÁRIO TROPICAL DA COSTA SEMIÁRIDA DO BRASIL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2104. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89385