INVESTIGAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE NUCLEOTÍDEO ÚNICO NOS GENES DAS CITOCINAS PRÓINFLAMATÓRIAS TNF, IL-6, E IL-1β NAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DA COVID-19.
Resumen
INTRODUÇÃO: O SARS-CoV-2 é um vírus respiratório causador da doença do coronavírus 2019 (COVID-19). A patogênese da COVID-19 envolve, além do dano direto causado pelo vírus, a liberação excessiva de citocinas próinflamatórias na circulação, um fenômeno denominado de tempestade de citocinas. Tal liberação prejudica a integridade tecidual e a funcionalidade de diversos órgãos. Na literatura já é evidenciado que variações genéticas, como os polimorfismos de nucleotídeo único (SNP), influenciam o agravamento ou proteção de doenças virais. Assim, há interesse crescente em investigar SNPs em genes de citocinas próinflamatórias e seu papel na COVID-19 grave. OBJETIVOS: Investigar a influência de SNPs nos genes das citocinas TNF, IL-1 e IL-6 em pacientes com COVID-19, provenientes do estado do Ceará, durante os anos de 2020 até 2022. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, onde participarão pacientes não vacinados com as seguintes formas da doença: grupo COVID leve/moderado (n=200) contra o grupo COVID grave (n=200). O estudo já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFC-PROPESQ (4.346.280). As amostras de sangue total serão coletadas e processadas, e em seguida haverá a extração e quantificação de DNA. Por fim, a genotipagem será realizada por meio da técnica de PCR em tempo real TaqMan. RESULTADOS: Espera-se genotipar e avaliar a influência de tais genótipos dos SNPs estudados com a gravidade da COVID-19. CONCLUSÃO: O estudo de SNPs em genes de moléculas que participam da resposta imune permite um maior entendimento dos fatores que podem estar relacionados com as diferentes manifestações clínicas apresentadas na COVID-19. Agradeço a bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
INVESTIGAÇÃO DE POLIMORFISMOS DE NUCLEOTÍDEO ÚNICO NOS GENES DAS CITOCINAS PRÓINFLAMATÓRIAS TNF, IL-6, E IL-1β NAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DA COVID-19. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2109. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89390