ITINERÁRIOS DE RESISTÊNCIA EM PIERRE BOURDIEU E PAULO FREIRE
Resumen
Buscar aproximações teóricas entre Bourdieu e Freire não é uma iniciativa inédita, apesar de ter sido considerada algo impensável em décadas anteriores. Tanto Bourdieu, considerado extremamente ‘esquerdista’, quanto Freire, visto como romântico e utópico, sofrem estereótipos conceituais, dificultando perceber relações teóricas consistentes entre suas obras. No entanto, recentemente, multiplicaram-se as tentativas de religar o pensamento dos dois teóricos, tomando como base reinterpretações dos seus principais escritos principalmente no campo da educação escolar. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar as aproximações teóricas entre Bourdieu e Freire a partir da ideia de resistência nos processos educativos, em particular, no ambiente escolar. Para tanto, tomamos como referência, principalmente, as ideias de capital cultural, poder simbólico, reprodução e habitus, em Bourdieu; e ação pedagógica, liberdade, diálogo, práxis e emancipação, em Freire. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o método dialético. Nos resultados parciais percebemos que, mesmo com caminhos teóricos distintos, ambos pensadores analisam o papel da escola a serviço de um poder dominante, mostrando com muito empenho o papel das elites no seio dos processos educativos. Concluímos que a análise crítica de Bourdieu assevera que o sistema escolar reproduz desigualdades, reforçando as distinções de capital cultural de seu público, refletindo e aprofundando as disparidades sociais; Freire mostra a escola como campo de opressão e de desigualdade, criada para repassar, transferir e depositar conhecimento, como educação bancária. Mesmo assim é possível resistir e criar um novo habitus (Bourdieu) com uma educação libertadora (Freire). Este trabalho é parte do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana. Agradecimentos a FUNCAP pela bolsa de Doutorado.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
ITINERÁRIOS DE RESISTÊNCIA EM PIERRE BOURDIEU E PAULO FREIRE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2113. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89394