MOSSORÓ CIDADE JUNINA: ESTRATÉGIAS DE FOLKMARKETING NAS REDES SOCIAIS DO SÃO JOÃO MAIS CULTURAL DO BRASIL
Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar o conteúdo produzido pela página institucional do evento Mossoró Cidade Junina, idealizado e realizado pela prefeitura do município de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Guiados pelo posicionamento da Teoria da Comunicação Popular e suas diretrizes de Folkmarketing, avaliamos a produção de conteúdo na rede social Facebook, catalogando as imagens e suas respectivas descrições. Nosso objetivo foi verificar os usos de traços culturais locais e regionais no desenvolvimento dessas publicações, transformando as particularidades culturais da região Nordeste em bens de consumo e serviços, entendendo que esse processo constitui uma identidade semelhante aos indivíduos a quem são dirigidas essas mensagens. Nossa análise demonstra que a indústria do entretenimento se adequa a velocidade dos novos formatos de mídias e formas de consumo virtual. Nessa reestruturação assimila as marcas culturais para construir e constituir públicos heterogêneos e ao mesmo tempo similares em suas representações e identidades.O folkmarketing possibilita um desenvolvimento de estratégias para uma aproximação com o publico a que se destina, explorando os elementos culturais para fortalecimento de empresas, marcas e instituições.Assim a publicidade gerada pela rede social do evento Mossoró Cidade Junina produz os efeitos de uma cultura plural que transcende o espaço físico auxiliado pelos mecanismos da Web, proporcionando uma projeção e reinvenção de conteúdo das festividades juninas.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
MOSSORÓ CIDADE JUNINA: ESTRATÉGIAS DE FOLKMARKETING NAS REDES SOCIAIS DO SÃO JOÃO MAIS CULTURAL DO BRASIL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2147. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89429