O FEIJÃO E A MANDIOCA, ALIMENTOS FORTALECEDORES DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumen
O cultivo de feijão e mandioca é muito comum no Ceará e habitualmente é destinado à produção de alimentos em unidades de agricultura familiar nos municípios do semiárido. Esse trabalho tem como objetivo discorrer sobre a contribuição das políticas públicas voltadas para a alimentação no cultivo de feijão e mandioca por meio de revisão sistemática. Para tanto foi produzido um protocolo de investigação seguido de verificação de registros, definindo critérios de inclusão e exclusão. As pesquisas foram realizadas no Portal de Periódicos CAPES, Science Direct, SciElo. Houve a extração de dados, síntese dos mesmos com a avaliação da qualidade de evidência para dar confiabilidade ao trabalho. Considerando-se o feijão como um alimento básico para as populações nordestinas, este grão apresenta um curto ciclo e baixa exigência hídrica, além de não requerer muitos aparatos para seu plantio, pois se desenvolve em solos de baixa fertilidade. O cultivo da mandioca se faz prioritariamente por pequenos agricultores e em comunidades tradicionais que ajustam técnicas de manejo e cultivo da espécie de acordo com as peculiaridades do solo e do clima local. A implantação de políticas públicas deve promover estratégias de educação nutricional efetivas entre as famílias de agricultores, principalmente nas de baixa renda e que possuem crianças e jovens na sua composição, possibilitando condições de escolhas saudáveis além do acesso físico e econômico ao alimento. O feijão e a mandioca precisam muito mais que o pouco que já exigem, o cultivo de ambos os insumos são afetados pelas mudanças climáticas e necessitam de estudos e pesquisam que norteiem políticas públicas voltadas para os pequenos produtores, bem como para a alimentação a base desses alimentos.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
O FEIJÃO E A MANDIOCA, ALIMENTOS FORTALECEDORES DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2188. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89471