O PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO NO MARANHÃO.
Resumen
Com o intuito de estabelecer políticas públicas de turismo direcionadas ao estado do Maranhão, surge a necessidade da estruturação de um documento norteador de orientações para a gestão pública e privada do turismo. Surge assim, o Plano Estratégico de Turismo do Maranhão – Plano Maior formulado no ano de 1999, decorrente de parcerias firmadas entre o Governo do Estado do Maranhão com Banco do Nordeste através do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste -PRODETUR/NE. O objetivo deste trabalho é Investigar a regionalização como alicerce para o planejamento do turismo acarreta em evidenciar os aspectos que discriminam as regiões de planejamento a partir da percepção da situação atual local. O governo do Maranhão lançou duas versões desse Plano Maior, cuja primeira é referente ao ano de 2000 e a segunda ao ano 2010.A ausência de normativas direcionadas as peculiaridades de cada polo demonstra a própria fragilidade do plano quanto à escassez de metodologias que de fato faça com que os municípios operem suas atividades turísticas sob a ótica da gestão regional. A concepção de região até então apontada no Plano Maior em suas versões nos leva a crer que o ato simplista de agrupar municípios com semelhanças aparentes e proximidade geográfica. Uma região vai muito além da soma de municípios, a regionalização consiste na necessidade ou interesse de intervenção em determinado território. Surge, assim, a reflexão sobre a efetividade, ou não, das políticas públicas de turismo e sua participação no ordenamento territorial. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa contribuir para o debate acadêmico e científico ressaltando a importância da articulação entre a categoria do ordenamento do turismo e as políticas públicas de turismo no Maranhão.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
O PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO NO MARANHÃO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2206. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89489