O PROGRAMA DE GESTÃO DE USO DE ANTIMICROBIANOS DURANTE A PANDEMIA PELA COVID-19 EM HOSPITAL PRIVADO DE FORTALEZA-CE
Resumen
INTRODUÇÃO: A resistência antimicrobiana é um problema de saúde pública e o Programa de Gestão do Uso de Antimicrobianos (PGUA) se destina a acompanhar o uso desses medicamentos para garantir segurança e eficácia no tratamento reduzindo potenciais efeitos adversos e resistência microbiana. OBJETIVOS: Descrever o acompanhamento de pacientes em uso de antimicrobianos (ATM) através do PGUA em um hospital de Fortaleza-CE durante a pandemia da Covid-19 no período de 2020 e 2021. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo realizado em um hospital privado de Fortaleza- CE com dados do PGUA executado pela Assistência Farmacêutica de uma Operadora de Plano de Saúde (OPS). Foram incluídos os pacientes internados durante 2020 e 2021 e que utilizaram ATM. Foram excluídos pacientes menores de 18 anos e aqueles que utilizaram ATM apenas para profilaxia cirúrgica. Os dados foram retirados do sistema da OPS e tabulados em Software Excel 2016. O trabalho teve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar de CAAE: 20508519.4.0000.5684. RESULTADOS: O PGUA acompanhou 6.285 internações, 2.574(41%) em 2020 e 3.711(59%) em 2021. Totalizou-se 21.441 tratamentos dos quais Ceftriaxona, Piperacilina+Tazobactam e o Meropenem foram os mais utilizados. Embora algumas estratégias de otimização do PGUA tenham sido suspensas durante o pico da pandemia, foi possível realizar 77 intervenções em 2020 e 94 em 2021 (Descalonamento, Escalonamento, Terapia Sequencial Oral e Troca entre classes), além da otimização de tempo de tratamento com 5.143 sugestões (50% foram aceitas; 13% não realizadas diante da clínica desfavorável e 35% não realizadas por decisão médica). CONCLUSÃO: Durante a pandemia o PGUA continuou a ser executado, mesmo com o comprometimento de reuniões gerenciais e das possibilidades de avanços de estratégias de otimização. Foi possível acompanhar, otimizar terapias e reforçar a continuidade do programa.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
O PROGRAMA DE GESTÃO DE USO DE ANTIMICROBIANOS DURANTE A PANDEMIA PELA COVID-19 EM HOSPITAL PRIVADO DE FORTALEZA-CE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2207. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89490